Skip to content
A música conecta

Soul Beats | Andy C

Por Caio Stanccione em Soul Beats 21.10.2020

Andrew John Clark é mais um daqueles casos onde a paixão pela música clubber na adolescência virou o motivo de se viver, e foi através do que ainda era chamado de Hardcore Techno que o nome Andy C se tornou uma das personalidades centrais quando se trata de Drum ‘n Bass. Andrew começou a discotecar em squat parties – festas que acontecem através de invasões e sem qualquer respaldo governamental – durante sua pré-adolescência no interior da Inglaterra, mais precisamente em Hornchurch, cidade natal do artista e que fica localizada no condado de Essex. 

Andy C sempre teve como marca registrada o estilo ágil e preciso de mixar, o que lhe rendeu o título de double drop master, gíria usada no universo D&B para descrever um DJ que consegue unir o drop de duas músicas ou mais para se criar um momento de tensão na pista. É através de três toca-discos e um mixer que o Andrew consegue dar o máximo de si; a pista por sua vez sempre recebe sets que por obrigatoriedade mesclam artistas da nova geração com clássicos atemporais que o DNB tem. A exemplo, um das apresentações mais comentadas de Andy C nos últimos anos foi a noite de encerramento da sua residência de inverno no clube londrino XOYO, onde alguém, por tamanha empolgação e vibe, gravou as duas primeiras horas do set através do seu celular e de forma ininterrupta.      

Foi através de Andy C, Ant Miles e Shimon, também DJs e produtores de DnB,que uma das gravadoras seminais para a vertente surgiu. A RAM Records foi criada no ano de 1992, e como a maioria dos labels surgem, a ideia de criar uma gravadora partiu da necessidade de se lançar as músicas que esses artistas estavam fazendo mas que não se encaixavam nas gravadoras já existentes. A RAM Records, além de lançar músicas de seus criadores, também foi responsável por colocar no mapa artistas que hoje são consagrados como Sub Focus, Stakka, Chase & Status e Calyx para nomear alguns. 

A ligação de Andy e Ant sempre foi forte, antes mesmo da criação da RAM Records, ambos já mantinham um projeto juntos chamado Origin Unknown, responsável pela criação de hits como Valley Of Shadows, música lançada em 1993 como B Side do segundo EP do duo. Em 1996 a música foi relançada através de single e alcançou a posição de número três no UK Dance Chart do mesmo ano, além de ser um dos discos mais vendidos da gravadora até os dias de Hoje. Origin Unknown também emplacou nos charts músicas como Truly One, originalmente lançada em 1995 e relançada em 2002, quando atingiu a posição de número sete no UK Dance Chart e Hotness, música co-produzida com Dynamite MC para seu álbum de estreia World of Dynamite, lançado em 2004. Hotness alcançou a posição de número quatro no UK Chart do mesmo ano.

Outro projeto importante para o Drum ‘n’ Bass e que Andy C está envolvido, é o RAM Trilogy, formado por Andy, Ant e Shimon. O RAM Trilogy ficou famoso pela forma de como lançou suas músicas, os EPs eram intitulados de Chapter – capítulo em português – que totalizam seis volumes, além de um álbum de estúdio, Molten Beats. Assim como o Origin Unknown, o RAM Trilogy também emplacou hits nos cases e nos charts britânicos, músicas como No Reality, Milky Way e Mind Overload são músicas que ainda são tocadas pelos DJs até hoje. 

Após praticamente três décadas dedicadas ao Drum ‘n’ Bass, Andy C segue firmemente como um dos principais DJs e produtores do gênero, sempre estando presente nos maiores festivais que o mundo tem quando se trata do estilo. O trabalho através da RAM Records continua, a gravadora hoje é comandada em conjunto com Scott Bourne aka Red One, onde continuam buscando e revelando novos talentos e tendências dentro do D&B, característica essa que a gravadora sempre carregou. Dá pra sacar perfeitamente o anseio que Andy C tem em estar sempre se renovando nesse livestream que o artista fez no canal Drum&BassArena:

Estava mais que na hora de Andy C, o Double Drop Master, o King Of Drum And Bass, o The Executioner, figurar nessa coluna, afinal, se tem algo que Andy sabe aplicar em todas as suas empreitadas envolvendo beats é soul.

A música conecta. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024