Skip to content
A música conecta

Special Series | Roger Sanchez

Por Manoel Cirilo em Special Series 16.08.2019

Nova Iorque é um dos principais centros culturais do mundo e isso não há o que discordar. A cidade possui participação especial no desenvolvimento da cena house e proliferação dessa estética sonora pelos quatro cantos do globo a partir da cultura de baile criada entre seus condados durante o final da década de 80. Uma das figuras mais emblemáticas desse gênero exportada pela cidade é o DJ e produtor Roger Sanchez.

O artista de raízes latinas foi criado no condado de Queens e cresceu imerso na cultura hip hop que dominava a região nos anos 80, o que tornou natural seu início de carreira como break dancer e grafiteiro. A música se fez presente cedo na vida de Roger e desde criança ele já sabia que esse seria o caminho que seguiria em sua vida profissional, seu primeiro contato com a discotecagem aconteceu quando tinha apenas 13 anos e marcou o início de sua transição do hip hop para eletrônico, mais especificamente rumo a house music.

Do despertar para a vida artística até o momento atual já se somam mais de 20 anos de uma jornada construída com muita consciência e esforço, um passo após o outro, que o levou ao prestígio a nível mundial que possui hoje. Sanchez é um digger como poucos na indústria e consolidou seu nome no circuito novaiorquino logo nos primeiros anos de carreira por sua ousadia na seleção musical e pela habilidade no manuseio do toca discos.

O primeiro grande ponto de mudança na carreira do artista aconteceu em 1990 quando expandiu seu leque de atuação e começou a se aventurar também na produção musical, marcado pelo lançamento do vinil Dreamworld pela label Outer Limits. Depois desse primeiro lançamento, Roger Sanchez intensificou sua presença nos estúdios e hoje já conta com a impressionante marca de mais de 2 mil lançamentos, entre produções originais e remixes, sob uma dezena de alter egos entre os quais destacamos S-Man, Underground Solution, DV8, Ego Trip, El Mariachi, Tribal Infusion e Transatlantic Soul.

https://www.youtube.com/watch?v=jtjBXwwT2xE

Cada uma das diferentes personas adotadas por Roger Sanchez permitem a ele acessar diferentes nuances do seu talento e explorar novas camadas sonoras, enquanto a identidade musical de seu nome artístico principal se mantém preservada e fiel à house music que permeia a maior parte de seus sets. Para dar suporte a seu trabalho de produção, o artista mantém sob seu guarda-chuva o gerenciamento de 4 selos próprios Narcotic, R-Senal, Stealth e o mais recente deles, UNDR THE RADR, lançado em 2014.

Roger Sanchez é um dos artistas mais respeitados em seu segmento no cenário internacional, apoiado por importantes labels ao nível de Strictly Rhythm, One Records, e Defected. Ele se mantém em constantes turnês pelo mundo inteiro e divide sua residência entre Nova Iorque e Ibiza, onde passa longas temporadas todos os anos, enquanto mantém o ritmo acelerado de novas produções. Um DJ/produtor de alto gabarito que certamente ainda tem muito a nos apresentar.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024