Skip to content
A música conecta

Carl Cox: quarenta anos de revolução na música eletrônica

Por Vitória Zane em Storytelling 30.11.2023

Carl Cox é sem dúvidas um dos artistas de maior relevância e importância para a música eletrônica mundial. Com mais de quatro décadas dedicadas a desbravar a música de pista, a sua carreira é um marco inigualável no universo da música alternativa. Nascido em 29 de julho de 1962, em Barbados, o renomado DJ e produtor naturalizado britânico conquistou o coração de fãs ao redor do mundo com sua paixão pela música e sua habilidade inigualável nos decks. Não à toa, ele é o responsável por uma das edições do Boiler Room mais assistidas do mundo, e que só no YouTube, já ultrapassou 63 milhões de visualizações.

O envolvimento de Cox com a música começou aos 9 anos e seus primeiros passos na indústria datam do início dos anos 80, em festas underground em Londres, onde sua energia contagiante e seu domínio técnico rapidamente o destacaram. O DJ e produtor não demorou a assumir a vanguarda da cena britânica, ganhando reconhecimento em consequência da facilidade em construir um legado livre de delimitações, mas que na verdade concentrou sua força na conexão entre house, techno e outros sons convenientes aos seus ouvidos.

À medida que os anos avançavam, sua carreira floresceu com um dinamismo majestoso e Carl Cox não se tornou apenas um DJ aclamado, mas também um produtor de renome absoluto. Seu impacto na cena eletrônica foi ampliado com o lançamento de álbuns icônicos como F.A.C.T. e Phuture 2000, solidificando seu status como um ícone da música eletrônica.

Sua importância é tamanha que ele foi um protagonista que exerceu um papel crucial no desenvolvimento da cultura de clubs ao redor do mundo. Sua residência lendária na Space Ibiza, Music is Revolution, que durou impressionantes 15 anos e é um testemunho de sua habilidade em criar experiências inesquecíveis para seu público — que inclusive ecoaram por toda a indústria. Sua técnica, combinada com uma seleção musical impecável, transformou suas performances ao vivo em eventos épicos, reunindo multidões sedentas por uma noite de pura euforia.

Além disso, o artista é conhecido por seu compromisso verdadeiro com a comunidade da música eletrônica. Defensor incansável do respeito pelos artistas e da preservação da autenticidade da cena, Carl ainda é envolvido em iniciativas de caridade e de suporte a talentos emergentes, ações que realmente evidenciam sua dedicação em retribuir à comunidade.

Com mais de 40 anos de carreira, o artista barbadiano-britânico continua a ser uma força imensa na indústria da música eletrônica e sua longevidade e relevância são testemunhas não apenas de seu talento inegável, mas também de sua capacidade de se adaptar às mudanças constantes no cenário musical. Sua jornada é uma inspiração e uma celebração duradoura da magia que a música pode criar.

A boa notícia para nós é que Carl Cox está de volta ao Brasil em dezembro! Na sexta-feira, dia 08, num evento produzido pela BE ON Entertainment, o complexo Canindé, em São Paulo, vai receber essa lenda para uma noite histórica após sete anos da sua última apresentação na capital paulista. Os ingressos ainda estão disponíveis na plataforma Ingresse.

No sábado, dia 09, Carl Cox vai comandar a estreia do palco itinerante Ritual, no Surreal Park ao lado de Ratier (que também vai apresentar seu novo álbum, Ritual), Anderson Noise, Curol e Diogo Accioly; os ingressos estão disponíveis na Blueticket. Também no sábado, Carl vai se apresentar na RETINA acompanhado por um time de mulheres incríveis: Eli Iwasa, Etcetera, Marina Dias aka Corvina, Marta Supernova e Valentina Luz. Os ingressos também estão disponíveis na Ingresse.

Conecte-se com Carl Cox: Instagram | Site | SoundCloud | Spotify | TikTok

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025