Skip to content
A música conecta

Detroit sempre fez House

Por Caio Stanccione em Storytelling 15.10.2021

Sim, Detroit é a cidade onde o Techno nasceu como Chicago é o berço da House Music, mas isso não significa que os artistas de Detroit serão sempre do Techno assim como os de Chicago serão de House. O perfeito exemplo disso vindo de Detroit são as mentes por trás do Underground Resistance, onde Techno, House e Electro são amplamente explorados tanto pelo nome Underground Resistance quanto por outros projetos dos integrantes. Em Chicago, o melhor exemplo de que nem sempre se resume a House Music é Green Velvet que através de seus alter egos também costuma explorar e bem o Techno.    

House vindo de Detroit. Existe desde sempre e para sempre existirá!

Moodymann, Omar S e Terrence Parker são exemplos de artistas que apesar de serem nascidos e criados em Detroit, tem sua pesquisa musical assim como suas composições fundadas na House Music. Há casos curiosos como Theo Parrish que apesar de ser nascido e ter iniciado sua trajetória em Chicago, seu som se solidificou com a sua mudança para Detroit.

Vale lembrar que nomes como Jeff Mills e Robert Hood – fundadores do UR – também transitam pelas linhas mais coloridas que a House Music possui. Um perfeito exemplo disso é o alias Floorplan de Hood. Saca só esse set que ele fez no Dekmantel de 2015.

Como o House vindo de Detroit soa?

Como sabemos, a House Music vinda de Chicago é uma continuação do período Disco Music, onde tais temas eram rearranjados e estendidos através de samplers e drum machines, máquinas que eram novidade no início dos anos 80. O House vindo de Detroit também bebe nessa fonte, porém, na sua grande maioria, são sintetizadores que executavam o protagonismo melódico das faixas. Os artistas de Detroit, durante o surgimento da House Music, buscavam uma autenticidade diferente dos artistas vindos de Chicago. 

A parte rítmica da House Music de Detroit pouco muda se compararmos com a de Chicago, onde podemos afirmar que as grandes responsáveis por essa parte nas composições são as lendárias Roland TR-909 e TR-808, que mesmo após quase 40 anos de seus lançamentos, continuam como a principal sonoridade para o gênero musical.

Quanto aos sintetizadores mais usados pelos artistas da House Music de Detroit, não posso deixar de citar o Roland Juno 6 e suas releituras como o Juno 60 e o Juno 106, onde pads, leads e stabs foram e ainda são feitos através deste sintetizador que também data do início dos anos 80. Outra máquina amplamente usada é o Roland SH-101, sintetizador monofônico que ocupa perfeitamente o espaço destinado para linhas de baixo.   

Exemplos? Temos

Basta de leitura e história, não é mesmo? Vou deixar logo abaixo cinco faixas de House Music Made In Detroit que gosto e vivo tocando em meus sets, saca só: 

Gari Romalis – We Here

Galay 2 Galaxy – Timeline 

Moodymann – Amerika 

Davina – Don’t You Want Me 

Mad Mike – Trance Patrol

E nunca se esqueçam de que a música é livre, assim como as cidades citadas acima e seus artistas. Techno Everywhere, House Music Everywhere. 

A música conecta. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024