Com apenas 1 ano de atividade, a Jardineira Records vem chamando a atenção do cenário brasileiro justamente pela originalidade e excelência do catálogo de seus lançamentos. A gravadora idealizada por Seed Selector e Giorgio Menegatti é a mais nova queridinha da House Music nacional, abrindo espaço para novos talentos e proporcionando o encontro entre a liberdade artística e a expressão autêntica da criatividade em torno dos bons grooves.
O nome Jardineira está intrinsecamente relacionado com os valores e objetivos do selo: como uma planta, a música passa por estágios de desenvolvimento desde a semente da inspiração ao crescimento das ideias, cultivando e nutrindo o vínculo com os artistas do label desde a raiz de suas jornadas. Tendo isso em mente, a curadoria se torna um processo ainda mais especial para a gravadora. Com um cuidado detalhado na escolha de cada faixa e de cada artista, a Jardineira absorve os ares da nova geração do House brasileiro, incorporando suas mais diversas vertentes entre originais mixes e edits que fazem a pista ferver.
“A gente já vinha amadurecendo essa ideia a algum tempo, o Seed criou o nome e o conceito que faz analogia do universo da música com a jardinagem, trazendo a proposta da atenção e cuidado durante o processo de lançamento.
Sempre tivemos bons relacionamentos com artistas da cena e ouvíamos muitas músicas boas que não tinham abertura com grandes gravadoras ou não recebiam o devido cuidado e atenção em seus lançamentos com selos menores. Com isso, sentimos que poderíamos fazer algo legal, considerando nosso desenvolvimento na produção, experiência com gravadoras, sendo elas, com nossos lançamentos e trabalhando como A&R na Solitude Recordings, além das nossas formações universitárias em marketing e publicidade.
Escolhemos um caminho não tão tradicional para a curadoria, trabalhamos dentro do universo da House music no geral, mas jamais ficaremos presos aos gêneros ou subgêneros. Buscamos faixas que sejam enérgicas, que geram movimento e que tragam boas sensações, acreditamos nas misturas de referências e faixas que saiam do óbvio e explorem livremente em busca de algo especial”, conta Giorgio.
Desde o primeiro lançamento em setembro de 2023, com o álbum Guia de Cultivo, do head Seed Selector, o selo trabalha atento a novidades. Hoje com mais de 50 faixas lançadas, hits de carnaval muito bem emplacados — com o edit de Grito de Guerra — duas compilações e mais uma coleção de suportes que vão de Chloé Caillet e Omoloko a DJ Marky, já é certo dizer que a Jardineira é uma gravadora que tem um trabalho consistente a ponto de ser acompanhado de pertinho. O último lançamento do label é o VA Jardim 002 que inclui 10 faixas autorais assinadas por artistas como Banana Gold, Milton Chuquer, Lycra Preta, Rodrigo Ferrari, Caju Sessions e Gabriel Evoke, combinando as mais diversas frentes da House Music através de um equilíbrio refrescante e totalmente dançante.
Temos um calendário bem cheio para os próximos meses! Tínhamos decidido sobre a quantidade de EPs, VAs e Edits que lançaremos no ano, mas a cada dia que passa recebemos mais material de qualidade em nosso email (jardineira.records@gmail.com) e por conta disso adicionaremos mais algumas sementes inesperadas no jardim!
Giorgio
Para além dos próprios lançamentos, a Jardineira também está apostando em showcases nos principais clubes e espaços da capital paulista. Até aqui, locais como o Ephigênia, D-EDGE, Caracol, Lote, Heavy House, Gaspar e Central já foram palcos para os eventos da gravadora que sempre contam com a participação dos fundadores e de artistas convidados que fazem parte do catálogo do selo. Há também um programa mensal próprio na Rádio Na Manteiga, onde recebem artistas que já lançaram na gravadora para um b2b de 2 horas com tracks do label, além de referências que fazem parte da identidade da marca.
Enxergamos o momento macro do mercado como favorável a projetos independentes que sejam autênticos e tenham uma constância na entrega de conteúdo de qualidade e queremos aproveitar esse momento para nos destacarmos como uma label referência na curadoria e lançamento de house music e suas vertentes.
Para além do universo dos releases de música, pretendemos investir bastante em uma iniciativa de eventos próprios da Jardineira que terão como objetivo nós termos um espaço para apresentar nossas músicas ao vivo para o público, além de darmos espaço aos artistas que lançam com a gente para participarem do line e também estreitar laços com a comunidade que estamos construindo
Giorgio
Criada a partir da união da paixão de dois amigos pela House Music e nutrida pelo desejo de difusão do que há de melhor na House Music brasileira para o resto do mundo, a Jardineira é um berço de talentos que floresce de forma única e consistente. Com lançamentos já agendados até a metade do ano de 2025, podemos esperar por lançamentos surpreendentes que consolidam a potência de novos artistas brasileiros dentro do hall do estilo, bem como a qualidade indiscutível do catálogo.
"Aqui na Jardineira a proximidade que temos durante todo o processo de lançamento e o empenho que colocamos pra fazer o melhor pra cada música é algo realmente verdadeiro, somos dois amigos que amam música e amam apresentar novas músicas para as pessoas e a cada dia estamos aprendendo como fazer isso de uma forma mais eficiente e profissional.
Siga-os no Instagram para acompanhar essa jornada.
A música conecta.