Há uma década, cinco amigos gaúchos transformaram um sonho em realidade. Unidos pela paixão em música eletrônica e a vontade de trazer para Porto Alegre a energia que viveram em outras festas pelo Brasil, nasceu a Levels Sunset. Desde então, a Levels não apenas se consagrou como uma das principais festas independentes do sul do país, como também construiu um legado sólido através de muitas edições memoráveis.
Toda essa história começou mais especificamente em julho de 2014, quando Porto Alegre foi palco da primeira edição da festa. A escolha pelo formato sunset, aproveitando a beleza do pôr do sol à beira do Rio Guaíba, não foi por acaso. Os idealizadores queriam oferecer algo diferente, que não competisse diretamente com as festas noturnas já consolidadas na região — e essa decisão se mostrou acertada, já que cada vez mais o público tem se mostrado a favor de curtir festas neste formato, começando à tarde e se estendendo até às primeiras horas da madrugada.
Desde os primeiros eventos, a Levels ocupou locais icônicos de Porto Alegre, como o Cais do Porto, a Orla do Guaíba e a Marina Navegantes, todos sempre com vista para o Rio Guaíba, decorado com o belíssimo pôr do sol que se desenha por lá. Mas um dos pontos que fez a Levels ganhar o reconhecimento que tem hoje foi outro: a curadoria. Ao longo dos anos, a festa trouxe artistas internacionais cuidadosamente selecionados e apresentou ao público novos sons e tendências que antes só podiam ser ouvidos em outras cidades. Essa curadoria ajudou a educar a galera que frequentava os eventos e, naturalmente, criar uma comunidade totalmente engajada com a proposta da festa. O público confia no que vai tocar, mesmo sem conhecer em alguns casos.
Embora o foco da Levels nunca tenha sido apenas sobre os grandes nomes que passaram por seus palcos, é impossível ignorar o impacto que alguns artistas tiveram na consolidação do evento, como Bonobo, DJ Tennis, Patrice Baümel, Barem, D-Nox, Adana Twins, Henrik Schwarz, Eagles and Butterflies, Jimi Jules, Trikk, Ryan Elliot, Andhim, Denis Sulta, Rodriguez Jr., Nastia, Matthias Meyer, Marco Resmann, Gerd Janson, Biesmans e Ivory. Alguns deles inclusive elencaram a Levels como uma das melhores pistas onde já tocaram, além de serem uma das favoritas de ícones nacionais como Eli Iwasa e Renato Ratier, que sempre fazem apresentações de lavar a alma em suas passagens por Porto Alegre.
A partir disso, fica claro entender que a trajetória da Levels não se trata apenas de música, mas sim de algo que vai muito além, com uma força capaz de transformar a cultura de um lugar. Através do esforço de Carol Campos, Felipe Johann, Douglas Tondin e Rapha Costa, que formam o quadro societário atual, de cada edição realizada, cada DJ convidado e cada momento vivido nas pistas, a marca contribuiu para o desenvolvimento do cenário eletrônico gaúcho. Muito além de apresentar novas sonoridades, a festa mudou percepções, ampliou horizontes e inspirou novos artistas, degrau por degrau, assim como simboliza a palavra “levels”, no sentido de evoluir aos poucos e sempre dar um passo adiante. Seu slogan, “Spread the love, Spread the music”, também evidencia e reforça esse desejo de espalhar a cultura da música eletrônica underground com amor, criando uma comunidade inclusiva e verdadeiramente apaixonada.
E depois de tantos acontecimentos incríveis, a Levels chega a marca de 10 anos em 2024 e vai celebrar no melhor estilo possível: fazendo uma edição memorável para ser lembrada daqui a muitos anos. Depois da primeira parte, realizada em abril de 2023 com Gerd Janson, Biesmans (live) e Ivory, com o tema Futuro, destacando a visão futurista e inovadora da festa, teremos a segunda, sob o tema Presente, no dia 12 de outubro. Para essa data especial, a posição de headliner foi preenchida por Jan Blomqvist, que no momento é um dos artistas de live act mais prestigiados da cena eletrônica mundial, um acontecimento que irá marcar também a sua primeira apresentação no Rio Grande do Sul – nesta mesma turnê, Jan também tocará no Tomorrowland Brasil. Os ingressos estão sendo vendidos através deste link.
Por fim, as celebrações ainda continuarão com a última parte, Legado, para deixar marcada a mensagem que a Levels quer deixar para seus próximos 10 anos. Nós estaremos acompanhando cada novo capítulo dessa história bem de perto, com muito respeito e admiração.
A música conecta.