Skip to content
A música conecta

Technics em todos os lugares

Por Caio Stanccione em Storytelling 21.10.2021

Não minta, você que é DJ, entusiasta da arte da discotecagem ou mesmo um frequentador das pistas, com certeza já ouviu o nome Technics em rodas de conversa a qual você fazia parte, ou mesmo já o leu na frente pra algum outro DJ enquanto toca. Essa marca foi e é de extrema importância para o universo da discotecagem, cravando um novo padrão que perdura até os dias de hoje em termos de funcionalidade e design. 

Posso te dizer tranquilamente que a Technics é uma marca que só de você ver, ouvir ou ler, automaticamente seu cérebro conecta o nome a um par de toca-discos, igual quando você pede uma Coca-Cola em um restaurante e não um refrigerante de cola, sabe? A marca é tão impactante na cultura clubber que recentemente a gigante do fast fashion Zara assinou uma linha de roupas e acessórios em parceria com a Technics. Mas se você é vidrado num merchan assim como eu sou, não se empolgue, a coleção está disponível apenas nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Parece que não existem DJs por essas bandas não, né mesmo Zara? 

SL-1200. 49 anos firmes e fortes

Sim, você não leu errado. O modelo de toca-discos mais conhecido da Technics, o SL-1200 foi lançado no ano de 1972 e causou grande impacto na indústria fonográfica por conta da tecnologia implementada no sistema de rotor direto – ou direct drive como todos nós conhecemos. O sistema direct drive foi apresentado dois anos antes pela Technics através do modelo SP-10, mas como toda novidade, precisou ser melhorado e essa melhora veio nos SL-1200.

Apesar da reprodução de nível audiófila e também já ser amplamente utilizado por DJs, os SL-1200 eram toca-discos altamente tecnológicos mas com um design sessentista, com botões pequenos e redondos, fugindo do padrão boxy que os anos 70 ficaram marcados. Sendo assim, em 1978 a Technics lança o SL-1200 MK2, um marco no mundo da reprodução analógica, se tornando um dos toca-discos mais cobiçados na época tanto por audiófilos por conta da inovações aplicadas ao braço e torre do toca-discos como controle de peso e anti skating, quanto para DJs que foram agraciados com desejado potenciômetro deslizante – aka fader – para o ajuste de velocidade das rotações – aka pitch -, além de, claro, botões grandes e iluminados para demais funções como start/stop e rotações. 

É sério que o SL-1200 MK2 é o melhor toca-discos de todos os tempos?

Sim e espero ter te ajudado. Brincadeiras à parte, são muitos os fatores que fizeram os Technics – ó eu aqui me referindo aos SL-1200 MK2 pelo nome da marca –  se tornarem  standard para os DJs desde a década de 70. Além das features apresentadas acima como o direct drive que fornece uma qualidade de reprodução muito melhor que os toca-discos de correia, os SL-1200 MK2 se consagraram por permitir o manuseio do vinil como nenhum outro toca-disco havia permitido. 

Os ajustes customizáveis da torre e do braço permitem que a agulha literalmente grude nos sulcos, a construção pesada e robusta fornece uma rigidez essencial para literalmente se meter a mão na massa, além de, claro, os pés emborrachados rosqueáveis que fornecem um amortecimento nunca antes visto. Manusear o vinil sem que ele pule? Reprodução sem oscilações nas rotações? Acho que vocês já imaginam o que estava por vir, né?

Sim, o scratch, grande protagonista da cultura Hip Hop e do Rap só pôde surgir por conta das inovações implementadas no SL-1200 MK2. Sabe o que mais pode ser possível de se fazer que antes dos SL-1200 Mk2 era quase impossível? Mixagens como nós conhecemos. É isso mesmo que você leu. Antes, o DJ basicamente fazia passagens de uma música para outra, já com a estabilidade e controle que o SL-1200 fornece, foi possível manter duas músicas tocando juntas no mesmo tempo por muito mais tempo. Thank God!

Claro, não posso deixar de mencionar que os SL-1200 MK2 são os fuscas do universo DJ, sendo que quase nunca precisam de reparos quando a manutenção é feita de forma correta. Não é raro o caso de toca-discos com mais de 30 anos que seguem em pleno funcionamento em clubs e estúdios mundo afora. 

Portanto, sim, o SL-1200 MK2 é o melhor toca-discos de todos os tempos.

Caso seu nível de curiosidade tenha aumentado, assista a esse rápido vídeo mostrando o quão simples e eficaz é a engenharia aplicada nos SL-1200 MK2

SL-1200 MK2 veio pra ficar mas trouxe toda a família

Tudo que é bom pode e deve ser melhorado e com os SL-1200 MK2 não foi diferente. Não demorou muito para Technics perceber que o seu foco deveria estar em cima dos DJs e, de 1978 para cá, vários modelos atualizados foram lançados, trazendo ainda mais possibilidades para para os Disc Jockeys aprimorarem suas técnicas. Eu separei três modelos além do SL-1200 MK2 que trouxeram inovações relevantes e você pode conferir quais são logo abaixo:

SL 1200 MK5

Para a entrada do novo milênio, a Technics preparou atualizações imprescindíveis e que há um bom tempo vinham sendo reivindicadas pelos DJs como LEDs mais potentes, controle de torre e contra-peso mais precisos. Outros implementos significantes como a capa de proteção do botão power e o pitch reset vieram com a edição comemorativa SL-1200LTD em 1995  e SL-1200 MK3D em nível de mercado no ano de 1997. 

SL-1200 MK5G 

Tido por alguns como o melhor toca-disco para se  discotecar, o MK5G chega com grandes mudanças como uma nova pintura black piano, a utilização de um pitch fader digital pela primeira vez, possibilitando o alcance de +/- 16% no ajuste das rotações, além de um implemento novo controle de peso para o braço que novamente aumentou a estabilidade da agulha no disco, tornando esse Technics como a principal escolha entre DJs que dominam a arte do scratch. 

SL-1200 MK7 

Após a Technics ser vendida para a Panasonic, a detentora decidiu encerrar a fabricação de toca-discos pensados para DJ e focou a marca Technics novamente para o ramo audiófilo. Mas, essa gafe foi corrigida em 2019 através da mais nova versão dos SL-1200. Ainda em questionamento, o MK7 segue dividindo opiniões entre DJs e entusiastas, já que apesar do nome SL-1200, esse é um toca-discos totalmente diferente em termos de tecnologia e construção aplicadas. 

Bonus – SL-1200 GLD   

Exatamente como a SL-1200 MK5G só que em dourado para aqueles que gostam de um hype a mais. É bonito demais esse toca-discos. 

Sim, existem outros fabricantes de toca-discos pensados para DJs como Audio Technica, Numark, Stanton e Vestax para citar alguns, mas meus jovens e caros leitores, nada pegou e provavelmente nada chegará perto do que é pilotar um par de Technics. SL-1200 FOR LIFE!

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024