Incontáveis horas dentro de lojas e disco, sites de venda, HDs externos e até mesmo sites e aplicativos que permitem o download de músicas de forma ilegal. Um dos principais deveres que um DJ tem – independente do estilo -, é de sempre manter seu repertório renovado e conciso com a proposta que ele apresenta. É importante salientar que repertório renovado não é sinônimo de músicas lançadas na última semana e sim músicas que se enquadram e remetem à sonoridade a qual o DJ costuma explorar. O mais legal disso tudo? é que a renovação permite mutações e disso, Ewan Smith aka Youandewan entende e muito.
Apesar de possuir um perfil mais discreto nas redes sociais, Ewan é sem dúvidas um dos artistas mais proeminentes que a House Music européia tem desde o final da década de 2000, estando presente no case de uma grande variedade de artistas. Qual o segredo por trás dessa proeminência? Som sem rótulos e totalmente pensado para a pista de dança. De Defected a Cabinet Records, de Hypercolour a K7 Records, o alcance das obras autorais do DJ e produtor musical inglês é enorme e como de se imaginar, capaz de se encaixar nos mais diversos biomas como Minimal, Deep House, Tech House, Techno e até o Melodic House como a faixa 1988, lançada em 2011 através da Lo:Rise e que contou com o remix de ninguém menos que Jimpster.
Pois é, uma faixa lançada a 11 anos atrás por um Youandewan que ainda estava no início de sua trajetória, e que soa totalmente atual, sem dúvidas demonstra o enorme talento que o artista tem. Outro ponto forte que já foi citado mas que precisa ser exemplificado, é a versatilidade que o britânico possui na hora de compor suas faixas. Ouviu 1988? Ouça agora Eidolon, faixa lançada um ano antes e em um teste cego de adivinhação certamente você não passaria, já que ambas soam totalmente diferentes em todos os atributos. Tech House puro. Graves fortes e bateria mais que marcada, um som 100% pensado para outros DJs tocarem em suas pistas de dança.
https://open.spotify.com/track/4ntr3m8Tkt2A3BxQyLh6xt?si=7c84b5ec1ec94382
E se eu te falar que o alcance de Ewan vai mais longe ainda? Com apenas um álbum lançado durante toda sua carreira, o artista mostrou todo seu potencial musical através das dez faixas que compõem There Is No Right Time, onde todos esperavam um álbum orientado às pistas de dança, mas o que Ewan entregou foi uma verdadeira aula da mais pura e simples música. Lógico que este álbum tem um lar especial e foi lançado através da AUS Music, que costuma receber muito bem esse perfil de artista sem amarras.
Como DJ, Ewan também não deixa nada a desejar. Suas primeiras datas ocorreram em torno de 2008/2009 e por volta de 2013, o nome Youandewan já era encontrado em flyers por toda Europa, ao lado de artistas e em festas de grande calibre. Você pode encontrar diversos podcasts gravados por Ewan que vão de festivais como Dimensions ou então canais especializados como a Rinse FM, mas um dos sets mais ilustrativos do seu potencial, sem dúvidas é este gravado em 2019 no Goa Club, na Itália.
O mais interessante sobre Ewan é que apesar das múltiplas personalidades musicais que possui, ele não faz uso de nenhum outro alter ego. Não existe projeto paralelo, então tudo que desperta o interesse e criatividade, acaba virando Youandewan, algo não muito comum de acontecer e que torna esse artista tão especial, atual e afiado para as mais diversas situações e pistas que possa encontrar. Caso você não o acompanhe tanto ou até mesmo nunca tenha ouvido falar, vou deixar algumas sugestões do trabalho dele para você conhecer melhor.
A música conecta.