Skip to content
A música conecta

5 Clássicos do Synth Pop por Rodrigo Ferrari

Por Ágatha Prado em Top 5 Alataj 19.08.2021

O que seria dos anos 80 sem as batidas que embalaram o início da geração Millenial através do Synth Pop? Como fruto da era pós Disco e Pós Punk, o estilo absorve as camadas sonoras do New Wave, partindo de uma ousadia fantástica através dos timbres dos sintetizadores e batidas reverberantes, que soam através do renascimento da música dance europeia.  

Aqui no Brasil, Rodrigo Ferrari é um dos artistas que não esconde sua paixão pelo estilo, e como bem podemos ver em sua assinatura, o gênero é latente em seus últimos trabalhos, misturado às atmosferas da Disco Music e do House contemporâneo. Colecionador inveterado de discos de vinil, Ferrari possui um acervo de mais de três mil obras, entre álbuns, singles e EPs que vão do Soul Funk ao próprio Synth Pop.

Portanto, ninguém melhor do que o artista — que já carrega quase 30 anos de experiência por trás dos decks — para selecionar cinco clássicos que marcaram a era emblemática do estilo e que continuam vivos até os dias de hoje. Antes, um adendo do próprio artista:

“Seria absurdamente injusto decidir apenas um Top 5 do estilo. Bandas como New Order ou Pet Shop Boys poderiam facilmente dar conta do recado sozinhas. Mas, vamos lá: um Top 5 ao menos para introduzir alguns dos grandes hits do estilo!”

Rodrigo Ferrari

Gary Numan – Cars [Beggars Banquet]

Ano: 1979/1980 

Deixei esta faixa em primeiro lugar pois considero um dos precursores do estilo junto a obras de Kraftwerk, que também iriam influenciar muita gente, do Synth Pop ao Techno! A faixa tem todas as características das produzidas nos anos seguintes dentro do estilo. Gary Numan disse ter feito apenas uma música razoável na ocasião, mas alcançou o #1 nas paradas inglesas em 1979 e a mesma colocação no Canadá em 1980. Até hoje é muito usada na publicidade. 

The Human League – Don’t You Want Me [Virgin]

Ano: 1981

A faixa foi o quarto single lançado do terceiro álbum da banda Dare, mas em uma semana alcançou o primeiro lugar no UK singles chart e também liderou a Billboard Hot 100 nos Estados Unidos no ano seguinte. 

Yazoo / Yaz – Don’t Go [Mute]

Ano: 1982

Tarefa difícil escolher entre esta ou Situation, que anteriormente também alcançou o #1 no American Dance Chart do ano de lançamento. Minha escolha veio por ter sido uma das faixas mais sampleadas da história. 

Corey Hart  – Sunglasses At Night  [Aquarius Records]

Ano: 1983

Pouca gente sabe, mas esta é a versão original do que viria a ser, em 2001, o maior hit de Electro Breaks de todos os tempos nas mãos de outro canadense, o DJ e produtor Tiga. 

Pet Shop Boys  – West End Girls [Epic]

Ano: 1984 / 1985

O single – que é talvez o maior sucesso da dupla – foi primeiramente lançado em 1984 pela Epic e outros pequenos labels como Bobcat, mas não teve tanto sucesso de cara. Em 1985 foi relançado pela Parlophone e aí sim alcançou o #1 nas paradas inglesas e no ano seguinte nos Estados Unidos.  

Bonus 

Frankie Goes To Hollywood – Relax

Ano: 1983

Bronski Beat – Smalltown Boy [London Records]

Ano: 1984

New Order – Blue Monday [Factory]

Ano: 1983

Depeche Mode – Enjoy The Silence [Mute]

Ano: 1989

Eurythmics – Here Comes The Rain Again [RCA]

Ano: 1983

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024