Skip to content
A música conecta

Marcelo Oriano indica 5 produtores promissores do dark techno

Por Alan Medeiros em Top 5 Alataj 02.05.2019

Pesquise pelos principais festivais de techno do mundo e você encontrará algo em comum em todos eles ao decorrer dos últimos anos: um aumento significativo de artistas de dark techno em posição de destaque nos lineups. O estilo, que como o próprio nome já garante, é uma versão mais obscura e intensa do techno e tem se popularizado em diferentes polos da música eletrônica ao redor do mundo. Por aqui não é diferente.

Nas últimas temporadas, nomes como Vril, Abdulla Rashim, Answer Code Request, Reeko, Truncate e Ø [Phase] passaram pelo Brasil arrastando multidões em suas gigs. O sucesso do movimento a nível internacional também reflete em uma nova safra de artistas brasileiros trabalhando em alto nível. Entre os nomes que podem ser citado, Marcelo Oriano é um dos que tem demonstrado maior consistência, com maturidade em seu DJ set, bons trabalhos de estúdio sendo lançados e um live act poderoso para pista.

Você conhece a fundo o selo britânico Warp Records? Nós traçamos um perfil histórico da gravadora, leia aqui.

A nosso convite, Oriano preparou uma lista especial com 5 artistas em ascensão no cenário dark techno. Estamos falando de nomes que vivem um momento criativo bastante especial e que possivelmente estarão em posição de destaque a nível global muito em breve. Confira abaixo:

Hioll | O cubano Hioll talvez já não pode mais ser considerado propriamente “desconhecido”. Afinal, após lançar na gigante Suara, qualquer artista passa a ser notado a nível mundial! De qualquer forma, trago ele abrindo a minha lista por ser um artista em ascensão no cenário do dark techno mundial mesmo com todas as dificuldade em produzir e tocar techno na “fechada” ilha dos irmãos Castro. Hoje, o produtor administra sua própria gravadora, Abstraction, mas foi na Manifesto, label que desenvolvi junto com o Marcio Gomes (Against the Time), que ele lançou um de seus primeiros EP’s: Memories of a Dead World.

Second Face | Engenheiro de Software que já trabalhou para Ableton e Native Instruments. Atualmente o americano é residente em Berlim e administra um dos mais conhecidos discords de produção de Techno na rede. Como produtor, Leonardo RZ já lançou diversas tracks de grande potencial que estão sempre presentes nos meus sets.

https://soundcloud.com/second_face/into_the_unknown

Flatch | Desde que o descobri sempre fico de olho nos releases deste artista. Suas tracks de techno industrial e minimalista, quase sempre com kicks enormes e pesados, são “instant bangers” em qualquer pista em que eu me apresento!

TWCOR | O duo live act TWCOR, da Colônia (Alemanha), me impressionam com um techno sombrio, cru, modular e agressivo. Lançando tracks principalmente fora das plataformas convencionais, é sempre um privilégio dar play em um de seus releases!

Kamcken | Pra fechar a lista com produto nacional, meu amigo Tiago Joel é um dos nomes mais interessantes em ascensão por aqui. O artista que já tem alguns suportes de peso, como do boss da Suara, Coyu, vem produzindo as músicas agressivas, rápidas, ácidas e industriais que muitas vezes sinto falta no cenário tupiniquim!

A música conecta.

+++Assim como nós, Marcel Dettmann acredita que a música tem o poder de unir as pessoas. Leia nossa entrevista exclusiva com ele aqui.

+++ Quer receber mais conteúdos assim diretamente no seu e-mail? Então clique aqui e assine nossa newsletter.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024