Skip to content
A música conecta

Atenta e original: entenda o trabalho e curadoria da miniclub, selo de Raphael Beranger e Saulo Ferraro

Por Mia Lunis em Trend 16.07.2024

Para muito além de divulgar nomes e obras promissoras, o compromisso de uma gravadora é o de se conectar com o cenário e fomentar determinada vertente — e esse é apenas o feijão com arroz de diversos selos — mas não é o caso da miniclub. Lançada oficialmente em 2015 como label party e em 2023 como gravadora, a label é focada na qualidade e no diálogo verdadeiro com o público. Sob o comando de Raphael Beranger e Saulo Ferraro, o selo segue a todo vapor com projetos que têm dado o que falar — no bom sentido. Com uma curadoria atenta, os lançamentos saem do óbvio e entregam para as pistas muito mais que apenas ritmo e batidas: entregam emoção.

A miniclub já lançou nomes como Fran Bortolossi, Majoness, Drama.efx, Victor Haas, PiNKE e outros, com foco apurado em vertentes como minimal house, deep tech e house. Com um trabalho de ponta, a label conquistou entrada nos principais charts do Beatport como Top 100 de Minimal/Deep-Tech, Hype Picks, Best New, Best New Hype e Weekend Picks. Os resultados expressivos renderam bons suportes nos últimos EPs — um grande exemplo é I Wanna Get Lost, de Majoness, que ganhou feedbacks e suportes de grandes artistas como Hector Couto, Marco Carola e Ninetoes.

A novidade quente que chegou nesta segunda metade do semestre é o lançamento do EP Filtrin, do talentoso Bernardo Campos. A obra é um compilado das faixas Trumpesk Lesk, New Orleans, One Nation e Filtrin, que carregam elementos bem fundamentados no Minimal, House e Dub. O produtor carioca conquistou o cenário tanto com seu projeto solo como também através do duo Nu Azeite, ao lado do multi instrumentista Fábio Santanna. Filtrin é um belo exemplar do trabalho sofisticado, delicado e cheio de groove proposto pelo artista em produções que trazem um tom atemporal, casando perfeitamente com a curadoria do miniclub. 

Em contato direto com o público, a miniclub tem realizado alguns showcases permitindo uma interação prolífica entre o fervor das pistas, os lançamentos e os sets de nomes gabaritados do cenário nacional e internacional. Os dois últimos eventos foram realizados no D-EDGE Rio, o primeiro no carnaval em fevereiro deste ano, trouxeram para seu palco o artista holandês Prunk (PIV Records), Majoness, Rodrigo Ferrari e os headlabels Beranger e Saulo Ferraro. Já o segundo showcase foi realizado em abril e contou com Kaká Franco, Nina Roq e a crew do selo. E para aqueles que já aguardam o próximo lançamento, saibam que a label já tem data definida: no dia 19 de julho os ouvintes poderão conferir o trabalho do artista paulista D.Marco com um EP de duas faixas.

Conecte-se com miniclub: Beatport | Instagram | SoundCloud

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024