Skip to content
A música conecta

De volta ao Brasil, revisitamos a discografia magnética de Denis Sulta

Por Marllon Eduardo Gauche em Trend 10.07.2023

Em fevereiro de 2016, há mais de 7 anos, nós alertávamos aqui, na coluna Who?, sobre uma bomba que estava prestes a explodir, e essa bomba atendia pelo nome de Hector Barbour, ou melhor, Denis Sulta. Sorte dos que prestaram atenção naquele momento e puderam presenciar a ascensão que este artista notável teria nos anos seguintes. Hoje, sem dúvidas como um dos principais DJs de House da atualidade, resolvemos revisitar alguns dos momentos mais importantes de sua carreira enquanto produtor musical, um lado que ele não explora tanto quanto o DJing, mas que ainda assim merece uma atenção especial, afinal, ele já carimbou grandes catálogos e ainda comanda a sua própria gravadora, Sulta Selects/Sulta Selects Silver Service.

Se sua presença em cima do palco impressiona e faz a pista incendiar, quando um lançamento seu ganha vida não é muito diferente. Denis Sulta só quer ser feliz e consegue refletir essa busca no seu trabalho artístico, algo que fica claro no seu EP de estreia em setembro de 2015, pela Dixon Avenue Basement Jams, uma gravadora de Glasgow, cidade natal de Sulta — que nada tem a ver com o artista Dixon, o nome é apenas uma homenagem à rua onde ficava uma famosa festa. Neste lançamento duplo, em dois EPs de três faixas, temos produções despojadas, algumas mais misteriosas, mas ainda assim bastante voltadas à pista e que já deixavam um aviso: há algo incrivelmente bom e diferente nascendo aqui. 

No mesmo ano, apenas três meses após os EPs acima, Sulta lançava o single que seria seu grande hit até os dias atuais: It’s Only Real. Assinada pela gravadora Numbers, ele mostrou que não era preciso uma grande label para seu nome estourar, seu próprio talento faria isso. A faixa, antes do lançamento oficial, já recebia suportes de nomes como Four Tet e Bicep, além de inúmeros outros DJs que se encantaram pela melodia e foram hipnotizados pela ótima estrutura presente na faixa. Sulta contou, inclusive, que finalizou a parte principal dela em apenas 45 minutos e que foi “a música mais honesta e divertida que já produziu”. 

Já em 2017, ele lançou os únicos trabalhos que até então figuram no catálogo da Sulta Selects, primeiro com o EP Nein Fortiate, e alguns meses depois com Aur World. Neste momento, as linhas de sintetizadores e as baterias já ficavam cada vez mais fáceis de reconhecer que por trás daquelas composições estava Denis Sulta. As melodias se tornaram familiares aos ouvidos e o mundo passou a requisitar sua presença em cima de alguns dos palcos mais importantes do mundo. Sua gravadora, tempos depois, passaria a se chamar Sulta Selects Silver Service.

Na sequência, um hiato de praticamente dois anos se passou até que novos trabalhos seus fossem lançados, afinal, ele estava vivendo o momento mais eletrizante de sua vida. No fim, a espera valeria à pena, já que o que viria a seguir seria um álbum de 8 faixas na prestigiada Ninja Tune, Aye Spoake To Sumwuhn & They Listenhd, em novembro de 2019. O que se ouviu no disco era um pouco diferente de seus lançamentos anteriores, apesar da sua assinatura singular de sintetizadores ainda estar presente em algumas faixas, elas eram um pouco mais “experimentais” e não tinham todo aquele apelo de pista com o groove característico de Sulta. Sua explicação foi: “eu só queria fazer algo que soasse como eu, parecesse comigo e fizesse as pessoas prestarem atenção ou ficarem apavoradas”, afirmou em entrevista para a Red Bull. Neste mesmo ano, ele ganhou o prêmio de melhor DJ pela DJ Mag Best Of British Awards.

Já em 2020, veríamos o artista se aproximar um pouco mais do universo Pop da Dance Music lançando um remix para a faixa Watch Your Step, de Disclosure, presente no álbum Energy, lançado pela Universal-Island Records

Seu lançamento mais recente também já tem algum tempo. É um remix bem diferentão que integrou um EP de remixes da famosa banda inglesa Rudimental. Nele, Sulta adiciona boas doses de Electro em meio a pegada gangsta da versão original. A verdade é que Denis Sulta nunca fez e nem fará música para a grande massa, sua singularidade está justamente em fazer diferente, em não pensar no que os outros vão pensar, em produzir sua própria verdade. 

A boa notícia é que teremos o prazer de poder vê-lo novamente em ação por aqui, já que ele está em uma nova turnê pela América do Sul e no dia 22 de julho retorna ao Surreal Park (SC), onde já se apresentou no ano passado, em uma noite voltada aos apreciadores da House Music. Vale lembrar que ele acabou de soltar um novo set gravado em parceria com o Boiler Room na última edição do FLY Open Air, que rolou em Edimburgo, capital da Escócia, seu país natal. Se você é fã de House e não ficar contagiado pela energia dele nesse vídeo, é melhor repensar seus conceitos.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025