Skip to content
A música conecta

Mais de duas décadas de amizade, colaboração e música: Renato Ratier e Anderson Noise para além do b2b no Tomorrowland

Por Marllon Eduardo Gauche em Trend 11.10.2023

Para os mais desavisados, a apresentação em formato b2b entre Renato Ratier e Anderson Noise no Tomorrowland Brasil poderia ser apenas mais uma entre tantas, mas a verdade é que há muita (muita mesmo) história por trás de cada um desses artistas e vê-los juntos em ação é uma tarefa imprescindível para qualquer fã de techno nesta quinta-feira, dia 12, no palco Essence by Beck’s.

A dupla é indiscutivelmente duas das figuras mais importantes da cena underground brasileira, isso porque Anderson Noise já está na ativa desde o final dos anos 80 e Renato Ratier desde meados dos anos 90, ou seja, estamos falando de dois players que não só acompanharam a transformação e evolução da cena underground brasileira, mas que ajudaram a fazer acontecer para chegar no que é hoje.

A relação entre eles não é diferente. Antes mesmo do D-EDGE existir, os dois já eram amigos e Noise já tocava nas festas que Ratier organizava. Foi então que quando o club inaugurou, primeiramente em Campo Grande, no ano 2000, lá já estava Anderson Noise espalhando seu barulho no mês de inauguração. Anos depois, em 2011, quando foi idealizada a tradicional festa Superafter, Noise também esteve desde o início como DJ residente, posição que ocupa até os dias de hoje.

Vale lembrar também que em 2021, em comemoração aos 21 anos do club e da edição #800 da Radio Noise, a dupla se uniu para a gravação de uma live pra lá de especial e diferenciada, performando um set histórico em cima do teto do Estádio Mineirão, tudo devidamente registrado para ver e rever sempre que possível:

Musicalmente falando, alguns trabalhos em conjunto foram feitos entre os artistas ao longo dos anos e merecem ser destacados. Começando pelo remix de Anderson Noise para Fetisshu, faixa que integra o álbum de remixes Black Belt Vol. 2 de Renato Ratier, lançado em 2014. Renato já lançou na Noise Music a faixa Nine o Nine, em 2015, e Spices, em 2016, assim como Anderson Noise lançou nas gravadoras do D-EDGE, com destaque para os EPs Chameleon, de 2020, e Black Spaceships, em maio deste ano.

Em resumo, Renato Ratier e Anderson Noise foram e ainda são dois nomes essenciais na evolução da música eletrônica brasileira. Eles não apenas influenciaram o cenário musical com muita criatividade e visão futurista, mas também abriram portas para uma geração de artistas locais e ajudaram a colocar o Brasil no mapa do circuito global. A dedicação e compromisso de cada um com a cena impactou o que vivemos hoje e com certeza vai impactar nesse b2b que promete ser memorável.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025