Afinal, qual é o segredo para uma trajetória longínqua, mas relevante, dentro da cena eletrônica? Nos últimos anos, temos observado a ciclicidade do mercado musical. As tendências nascem, ascendem rapidamente e na mesma velocidade, se dissolvem, dando espaço a novos movimentos. Da mesma forma, não é incomum vermos essa mesma premissa se repetindo na carreira de um artista, o que gera um quê de curiosidade ao vermos nomes que acumulam décadas dentro desse universo, com constância e um status de reconhecimento. Será que há um segredo por trás disso?
Essa resposta não é simples e não há fórmulas prontas. Dedicação conta, versatilidade e inovação também, acompanhar as tendências é válido, mas nunca deixar sua identidade ser vendida a qualquer preço. A conclusão dessa pergunta fica em aberto – talvez você encontre neste texto, talvez não –, mas uma coisa é fato: Roque Castro desvendou esse enigma.
Nascido na capital paulista, mas criado na cidade de São Roque, no interior, José Roque de Castro, teve seu primeiro contato com a música ainda na infância, influenciado por sua tia, que ainda aos 7 anos, o presenteou com um disco do Secos e Molhados, a partir daí, semente foi plantada e não demorou para descobrir novas sonoridades e bandas. Mas, a virada de chave para o universo da Dance Music, veio com a paixão pelos pioneiros Kraftwerk, que o influenciaram a buscar matinês para ouvir e dançar Disco e House.
Como frequentador assíduo da noite e posteriormente trabalhando na noite do Club Massivo, lá nos anos 90, Roque foi adquirindo conhecimento e bagagem quando o assunto é leitura de pista. Mas, foi só em 1996, que passou a aplicar esses aprendizados, primeiro com a festa Tostex, na Bahia, em seguida como residente da festa Loucuras, no Club Lôca, o qual esteve por 10 anos, e depois para o resto do país. Com um perfil sonoro elegante e que esbanja técnica e qualidade, conquistou até mesmo o público da moda, tendo feito sonorização para desfiles de marcas como Carina Duek, Ellus, João Pimenta, British Colony e mais. Atuando neste universo, ele criou a agência Capa Management, responsável por grandes campanhas, desfiles e editoriais de moda.
Voltando à música, esse status requisitado não se limita apenas às pistas. Na produção musical, Roque também exibe um currículo de prestígio, com lançamentos pela Prison Entertainment, Shake Records, Tactical, MusicaTerapia, Cockpitch Records e muito mais. Isso porque além da experiência, o artista possui uma pesquisa musical abrangente dentro das linhas da House Music, que o ajudou a construir uma assinatura versátil e inovadora, combinando elementos da Disco, Indie e Nu Disco.
Como pode-se notar, seu amor pelo gênero é o que o impulsiona dentro da cena. Não à toa que, além das atuais residências no coletivo Gang e coletivo Enxame, na Festa Dando, Roque comanda a festa Houseira, no club Jerome, uma label party idealizada junto a seu amigo de longa data, DJ Mau Mau, outro fascinado pela House. Desde 2016, mensalmente, o selo comanda as pistas do clube, trazendo artistas que celebram o gênero e suas vertentes.
Hoje, o veterano já celebra mais de 20 anos de carreira, mas apesar da quantidade de highlights, está em sua melhor fase e preparado para chegar ainda mais longe. Sua credibilidade e relevância se prova, mais uma vez, com o anúncio de sua nova turnê, agora em solos internacionais. Roque iniciou no final de julho uma Eurotour, que deve passar por nada menos que cinco países, com mais de oito datas pelo continente. Sua primeira gig já aconteceu no dia 29, na capital alemã, conhecida pela vida noturna agitada, na sequência, ele ainda percorre Inglaterra, Portugal, Espanha e França. Confira agenda completa:
11/08 | Gala Cri Cri Palácio do Grilo – Lisboa (PT)
18/08 | Gallery Opening (Es Canar) – Ibiza (ES)
19/08 | TBA – Ibiza (ES)
20/08 | Vibe Cutter (San An) – Ibiza (ES)
25/08 | Vendredix – Paris (FR)
Conecte-se com Roque Castro: Beatport | Instagram | SoundCloud | Spotify
A música conecta.