O DJ e produtor Marco Tracks traz em sua sonoridade uma jornada rica em experiências. Suas músicas são permeadas por sensibilidade e introspecção, estimulando reflexão nos ouvintes, como quem limpa o terreno para dar espaço para ideias novas ou, pelo menos, para uma nova perspectiva. A Ambient Music, tipo de som mais viajante e desacelerado, é uma das principais influências para o produtor.
Para muito além da Ambient, como um pesquisador ávido que navega pelo passado, presente e futuro da cena eletrônica, Marco também é apaixonado por House e Breaks, vertentes tradicionais que movem warehouses e pistas ao redor do mundo desde seu surgimento nas décadas de 80 e 90. Ambient e House são linhas que podem se conectar mas também provocar sentimentos diferentes. O house varia numa camada ampla de BPMs e permite o extravasar de emoções na pista com batidas enérgicas — já o Ambient pode aflorar os sentidos numa vibe mais contemplativa, lenta, mas que conecta corpo e mente, que se entregam aos climas mais profundos.
“Sempre fui fascinado por músicas intensas, seja nos ritmos marcados ou nos climas que constroem e nos sentimentos que despertam na gente. Isso se reflete na minha pesquisa musical, nos meus sets como DJ e nas minhas faixas autorais. Temos variações de humor, de energia, de interesses. No início dos anos 90, auge da cultura rave, a gravadora Warp lançou uma coletânea chamada Artificial Intelligence. A capa retratava um androide jogado numa poltrona e rodeado por discos do Pink Floyd e do Kraftwerk. A ideia era enfatizar que aquelas não eram músicas pra ouvir nas pistas. Gosto dessa ideia de variar os climas, tanto que tenho DJ sets no meu Soundcloud (soundcloud.com/marcotracks) voltados pra pista (numa série intitulada “Jax Sessions”) e outros voltados pro ambient (com o título de Atmospheric). Nas minhas produções, essas influências se cruzam: ritmos marcados em faixas mais introspectivas, climas mais viajantes em músicas de pista”, reflete o artista sobre a diferença entre sons de pista e chill out.
Marco acaba de lançar a faixa Turn, vale a pena conferir!
Acompanhe Marco Tracks no Instagram.
A música conecta.