Trend

Nox Jeri: celebração à cultura eletrônica underground em meio ao paraíso cearense

“Arte é doação, é estar nu, desfeito de tudo que poderia ser e que nem sempre é. É busca, é entrega, provação e verdade”. É sob esta premissa que o Nox Jeri tem atuado como um dos principais agentes da cena eletrônica alternativa no Ceará. Não à toa, em pouco mais de três anos, o espaço já é conhecido como a casa da música eletrônica em Jeri, proporcionando verdadeiras experiências sonoras, pautadas na diversidade, conexão com a música eletrônica underground e natureza. 

No início de sua atuação, o Nox era apenas restaurante e bar, comandado pela Chef Maíra Knox, que vez ou outra apresentava uma programação musical, entre bandas, artistas locais e DJs. Após a primeira temporada de verão, o club decidiu abraçar de vez a dance music, se tornando um espaço único em Jericoacoara, que foge do eixo forró e pagode, ao mesmo tempo que também resiste a cultura pasteurizada, dando espaço para a música eletrônica underground. Para atingir este objetivo, o club preza pela curadoria cuidadosa e pela diversidade sonora.

Por isso, seu conceito sonoro se baseia na união de diversas referências, a fim de construir e proporcionar novas percepções, estando abertos e mantendo a pesquisa e curiosidade como pilares no alinhamento de sua programação. Assim, quando um artista é convidado, diversos aspectos são avaliados, como sua habilidade na condução da pista, inovação, carreira e, principalmente, uma identidade que preze por proporcionar uma experiência distinta ao público. “Curadoria é escolher com verdade aqueles em que em algum momento enxergamos um quê de qualquer coisa que nem sempre é dizível”, afirmam

Em pouco mais de três anos, o club recebeu artistas de todo o Brasil, como DJ Mau Mau, DJ Meme, Vivi Seixas, Camila Jun, Chicco Aquino, Tessuto, Etcetera, Flow & Zeo, T-Pazos, Beranger, Dre Guazzelli, Ed Lopes, Vasconcellos, Bruna Val, Um tal de Nickel e Seed Selector. Além disso, o Nox também busca abrir espaço para artistas e coletivos regionais, sempre criando parcerias e buscando proporcionar encontros e trocas enriquecedoras. Seu time de residentes conta Fil e Rodrigo Lobbão, precursores da cena eletrônica em Fortaleza, juntamente a Aizon, Jader Lima e Adam. Isso sem falar das parcerias com coletivos de Fortaleza como a festa Houzeria, Quattuor e Mirage e com os selos SP Recordings e Me Gusta, sendo a primeira casa do nordeste a realizar duas compilações musicais exclusivas. 

Outro diferencial do espaço é o respeito pela cultura e particularidades da vila onde se encontra. O local é cheio de cantinhos a serem explorados e, por isso, junto com a música eletrônica, a natureza, arte e conexões também ditam o ritmo da casa, que funciona até as 00h. “Funcionamos apenas até a meia noite, pois acreditamos que curtir a noite em festas que acabam relativamente cedo é a cara da Jeri que a gente gosta. Assim, no dia seguinte você tem forças para tomar um belo suco de melancia com gengibre (suco Mata Ressaca e Levanta Defunto) e estar recarregado para poder experimentar e vivenciar as belezas de Jeri e região, como os passeio nas dunas, caminhada até a Pedra Furada, dia na Lagoa do Paraíso ou um bom velejo sempre fazem sentido com o ventinho gostoso do Ceará”. 

Quando falamos no espaço físico, o Nox também surpreende. Mantendo sua atuação como Bar e Restaurante (que está temporariamente fechado), uma parte é dedicada a esta proposta, enquanto um outro ambiente apresenta a pista de dança, decorada com belos coqueiros, chão de areia e todo o clima de verão e praia que caracteriza Jeri – elevando a experiência dos clubbers que visitam a localidade. E, por falar em vivências singulares no paraíso cearense, é esta proposta que eles mantêm para o carnaval…

Com cinco dias de festa, a agenda apresenta uma programação refinada e trazendo temáticas para que o público entre no clima de carnaval com fantasias, bloco eletrônico, baile de máscaras, set em vinil e, claro, com foco total à música. A propósito, a programação conta com Renato Cohen, que se apresenta no dia 09 de fevereiro em um long set especial e nos dias seguintes, Aizon, Rodrigo Lobbão, Processman e Jader Lima comandam as cabines. 

Conecte-se com a Nox Jeri: Instagram

A música conecta.