Skip to content
A música conecta

Overmono e a sua própria maneira de reinterpretar a cultura britânica de pista

Por Isabela Junqueira em Trend 12.03.2024

Composto pelos talentosos irmãos Tom (também conhecido musicalmente sob o alias de Truss) e Ed Russell (Tessela), o Overmono representa uma síntese única da rica herança da música eletrônica britânica. Desde os primórdios do acid house nos anos 80, passando pela propagação do UKG nos anos 90 até a proliferação do dubstep e do grime no início dos anos 2000, o Reino Unido não só recepcionou muito bem a música eletrônica, como sempre esteve na vanguarda da sua inovação e experimentação sonora.

Nesse contexto, muito bem abastecido de influências, em 2015 o Overmono emergiu como uma força criativa na produção musical, reimaginando e revitalizando os elementos fundamentais dessa cultura de maneira surpreendente. O perfil musical do Overmono é justamente caracterizado por uma fusão de influências ecléticas, que vão desde os ritmos mais acelerados do techno até as batidas quebradas do jungle e do breakbeat aderindo também a introspecção do IDM.

Essa diversidade sonora é evidente em sua discografia, que abrange uma ampla gama de estilos e texturas que formam as bases da música eletrônica britânica, ao mesmo passo que a reintroduzem com uma roupagem moderna e particular. A estreia do duo com Arla I, através da XL Recordings, já demonstrava sua habilidade camaleônica e os volumes que se seguiram, Arla II e III, deram um parâmetro geral do som que o Overmono segue desenvolvendo. O compilado do duo para o fabric também merece destaque e é um excelente exemplificador dessa abordagem.

Até então, além do lançamento da gravadora Poly Kicks em 2017, o projeto segue explorando novos territórios sonoros e aprimorando seu som. Além da construção de uma discografia ilustre, os irmãos seguem demonstrando sua versatilidade em colaborações frutíferas como em Freedom 2 com Joy Orbison e Kwengface e stayinit com Fred again.. e Lil Yachty. No entanto, desde o início do ano passado, quando os primeiros singles que anteciparam o álbum Good Lies foram lançados, o Overmono viu o público e crítica aderirem de vez à sua proposta musical. So U Know e faixa título, já eram considerados dois sucessos e quando o álbum chegou às plataformas na íntegra, encontrou um público que já estava bastante atento — e até ansioso para sua chegada. 

O lançamento dessas obras aclamadas pelo público e crítica solidificaram o Overmono como uma das vozes emocionantes e progressistas da música eletrônica contemporânea. A capacidade de capturar a essência da cultura de pista britânica, ao mesmo tempo em que o projeto empurra os limites da experimentação sonora apontam para a consolidação permanente no mesmo panorama musical que os influenciaram a dar os primeiros passos. 

Ao redefinir e reinterpretar a tradição da dance music britânica, o Overmono celebra o legado dessa cultura, contribui para sua evolução contínua e representa não apenas uma dupla de produtores talentosos, mas também se posiciona como um símbolo do espírito inovador e da vitalidade desta cena musical. 

Conecte-se com o Overmono: Instagram | SoundCloud | Spotify | YouTube

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024