É difícil falar de Marcos Valle. Fiz uma lista de motivos que fazem dele um ícone da música brasileira e sei que não elenquei nem metade deles. A verdade é que poderíamos fazer um Vitrola falando exclusivamente sobre o artista, mas a missão dessa vez é falar sobre um trabalho específico dele, o que deixa essa missão um pouco mais fácil.
Farei o tradicional perfil, porém de forma muito breve, porque se você acessou essa matéria com certeza sabe quem é Marcos Valle. Nascido no Rio de Janeiro em 1943, Marcos Kostenbader Valle é um compositor, cantor, multi-instrumentista e arranjador de altíssimo nível, um dos maiores responsáveis por propagar a música popular brasileira e a bossa nova em níveis expressivos para todos os países do mundo, autor de clássicos da música brasileira e base inspiradora para toda uma geração de músicos desde o início de sua carreira.
Para se ter ideia, são mais de 500 composições, 29 álbuns – alguns em colaborações com artistas consagrados mundialmente que vão do Jazz ao Funk, ao Soul ao Hip Hop ao Rap ao Pop e por aí vai -, 11 trilhas sonoras de novelas, músicas regravadas em centenas de idiomas ao redor do globo e, em uma pesquisa rápida, mais de 90 faixas sampleadas ao longo de sua carreira. Sim, samples. Marcos Valle é facilmente o artista brasileiro mais sampleado e os cuts vão de Marcelo D2 a Jay-Z e Kanye West.
Fruto da segunda fase da Bossa Nova, Valle é o que mais atravessou gerações e até hoje permanece tão jovem quanto competente. Além dos artistas citados acima, ele adora fazer boas colaborações com as novas caras da música e um bom exemplo é a faixa em parceria com o mocinho Tom Misch, em uma produção realizada em tempos de pandemia.
Dessas faixas sampleadas, descobrimos que pelo menos sete delas compõem o álbum homenageado neste review. A obra se chama Previsão do Tempo, 10º disco da carreira de Valle e considerado por muitos seu trabalho mais emblemático. Os motivos são diversos e, assim como com o artista, tentarei elencar alguns e trazer um pouco mais sobre esse trabalho.
O ano era 1937 e o Brasil ainda vivia os desprazeres restritivos advindos da ditadura militar e, sendo assim, a caneta da censura riscava e barrava composições aos montes antes de qualquer lançamento. De poesias com aparente viés político até interpretações erotizadas, o que não era bem visto, era vetado. Mas num completo contraponto, este mesmo momento foi um dos mais efervescentes para a cultura musical brasileira.
Marcos Valle, que, como falei, iniciou seu caminho na Bossa Nova, já flertava com outros ritmos da MPB e se conectava com sonoridades mais populares da época, que mesclavam Jazz, Soul, Funk e até mesmo Rock. Assim aconteceu com Previsão do Tempo. O álbum foi gravado entre 1972 e 1973 e é composto por 12 faixas que passeiam por diversos estilos em uma reunião de poesias suaves e mensagens politizadas que, inteligentemente compostas, passaram pela censura.
Vale lembrar que parte da responsabilidade pelas grandes letras em suas faixas é de seu irmão, Paulo Sérgio Valle que, em parcerias poéticas emblemáticas, o acompanhou em praticamente todo seu caminho como compositor e letrista de muitas das maiores obras cantadas por Marcos. Neste álbum, Marcos e Paulo colaboram em nove faixas. As demais foram compostas por Marcos Valle em parceria com outros grandes nomes da música, Eumir Deodato e João Donato.
Previsão do Tempo é repleto de duplos significados a começar pela capa, que é claramente uma alusão ao sufocamento que a censura impunha à ele e aos artistas da época ou até mesmo a tortura de presos políticos. As letras também são cheias de alfinetadas e a faixa que abre o trabalho é prova disso. Flamengo Até Morrer é um samba que aparenta divertimento, mas é uma tentativa de alertar o público de como o governo alienava a população através do futebol, o famoso pão e circo brasileiro.
Destaque também para Tira a Mão, em um evidente trocadilho com a palavra Tira, que tanto pode significar o verbo tirar como, no caso da faixa, representa a figura do policial, ou seja, o tira. Além dessas, outras faixas icônicas que também não trazem um cunho político, porém fizeram muito sucesso. Uma delas é É Mentira, aquela sampleada por Marcelo D2.
O álbum também traz a segunda colaboração com com o trio Azymuth como banda de apoio. Na época, o trio formado por José Roberto Bertrami, Alex Malheiros e Ivan Conti não se apresentava por esse nome. Ainda, duas faixas foram produzidas em colaboração com a banda de Rock Progressivo O Terço.
A obra foi muito reverenciada por evidenciar uma nova mistura entre a música popular brasileira e a música negra americana. Hoje, Previsão do Tempo é um artigo de grandes colecionadores de discos e para comprá-lo hoje você poderá desembolsar valores na casa dos quatro dígitos. Nada surpreendente quando se fala de uma das maiores obras-primas de um dos maiores ícones da música brasileira.
A música conecta.