Skip to content
A música conecta

Who? Robert Dietz

Por Isabela Junqueira em Who? 10.04.2024

Robert Dietz é uma figura que há mais de 15 anos vem trilhando um caminho excepcional na indústria e concebendo uma estética bastante singular em sua música. Ascendendo em Frankfurt, na Alemanha, em uma cena dominada por nomes como Sven Vath, Ricardo Villalobos e Luciano (que inclusive serviram como excelentes influências), seus primeiros passos foram em 2008 e ao longo da década de 2010, as habilidades de Dietz conquistaram os holofotes com uma carreira próspera que passou a se estender por outros continentes. Ele conquistou residências aclamadas em clubs de Nova Iorque e na renomada Robert Johnson em Offenbach, onde seus sets magistrais encantavam o público com uma mistura cativante de paisagens sonoras. Inclusive essa mesma dinâmica fez de Robert um sinônimo da energia pulsante da vida noturna de Ibiza, com sua residência no Pacha, destacando seu domínio absoluto sobre os decks.

Enquanto produtor, sua colaboração de longa data com a Running Back, comandada por Gerd Janson, solidificou sua posição na vanguarda da house music. Aliás, como o próprio Dietz define, o seu “único princípio orientador pode ser resumido nas palavras de Chuck Roberts: ‘house é um sentimento'”. De lá para cá, ele cravou lançamentos em selos como Bedrock Records, Cadenza, Cecille, Holic Trax, Saved Records, Truth Be Told e claro, na Live At Robert Johnson. Entre os grandes destaques da sua discografia estão Juice, Honey Stash, seu remix para Near Africa em colaboração com Markus Fix, Banana D (sob o alias de R10), entre diversas outras faixas que consolidaram a carreira de Robert em um equilíbrio ideal entre proficiência técnica e pura emoção.

Por volta de 2019, Dietz iniciou uma jornada transformadora, se afastando temporariamente dos palcos para redescobrir a essência de sua arte. Sob uma série de pseudônimos intrigantes como DJ Discipline, R10 e Hokaiido, ele explorou novas identidades sonoras. Simultaneamente, revelou o Teiwas, um estúdio de design de som visionário, evidenciando seu compromisso em ultrapassar limites criativos. Com um espírito criativo em constante evolução, o produtor se aventurou em território desconhecido e sua habilidade musical encontrou uma nova expressão ao criar paisagens sonoras envolventes para marcas renomadas como Mercedes Benz, Louis Vuitton, Rimowa e Nike. Essa fusão de sensibilidades artísticas e estética corporativa é outro fator demonstrativo da sua capacidade de criar música que vai além das pistas de dança.

Implacável em suas múltiplas empreitadas, no ano passado Robert retornou ao estúdio para produzir músicas para a pista com uma determinação inabalável. Entre seus esforços multifacetados, ele preparou novos EPs fantásticos como RIP To My Idea of You e mais recentemente Farbpaletten, ambos pela Nous’Klaer Audio, de Rotterdam. A jornada de Robert Dietz é uma sinfonia de exploração, reinvenção e fusão criativa. Seu trabalho ressoa em locais icônicos, palcos globais e estúdios intimistas, enquanto continua a evoluir, deixando uma impressão única no cenário em constante evolução da música eletrônica onde ele mantém sua consistência ao criar um som e uma marca registrada que captura o espírito comemorativo do house old school, infusionado em uma estética elegante do século 21.

Conecte-se com Robert Dietz: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024