READING

Alataj Challenge | Mau Mailou produziu uma faixa c...

Alataj Challenge | Mau Mailou produziu uma faixa com referências da música tradicional italiana

No fim do ano passado desenhamos um projeto novo que nasceu com um objetivo claro: desafiar produtores brasileiros a criar algo fora de sua zona de conforto com uma referência inédita. Em uma época onde muito se fala a respeito da importância da identidade musical, automaticamente se cria uma grande pressão em torno dos artistas para escolha de um determinado estilo ou linguagem específica. O Alataj Challenge surge como um convite para uma nova jornada, já que ao menos uma vez o produtor musical escolhido voltará a se sentir desafiado por uma referência nunca antes trabalhada. Após uma primeira edição trance style com Agains the Time, convidamos o DJ e produtor gaúcho Mau Maioli para o segundo cap´t

O ARTISTA

Mau Maioli é um dos nomes mais promissores da música eletrônica nacional na atualidade. Com um trabalho de base muito bem feito no estado do Rio Grande do Sul, Mau evoluiu da posição de um desconhecido e jovem artista regional para o posto de residente da principal festa da capital gaúcha. Além de comandar regularmente a pista da Levels, ele também é responsável pelo projeto Beat On Me, que nasceu na pista do Muinho Club em Farroupilha – club que Maioli também possui residência. Seu estilo musical é fruto de uma mistura entre house e techno e pode muito bem ser sentido através de seus DJ sets e produções.

O DESAFIO

Como nosso primeiro desafio tinha uma abordagem bem global – o trance -, decidimos encorporar um perfil mais regional para esse segundo ato. O Rio Grande do Sul é, sem dúvida alguma, um dos estados mais musicais do país e isso reflete diretamente na música eletrônica. Além de possuir uma música tradicionalista muito cravada nas raízes culturais de seu povo, há também uma forte influência de sons oriundos de outros países, especialmente europeus, que colonizaram regiões específicas. O desafio levado até o artista foi o de produzir uma faixa com referências musicais de sua cidade natal. Então, Mau Maioli escolheu a música italiana para criar Volare.

O RESULTADO

Volare é uma faixa que representa bem o estilo musical de Mau Maioli – essa mistura de house e techno que nós já comentamos no primeiro parágrafo. Na track desenvolvida para o Alataj Challenge, foi interessante observar como o artista teve atenção aos detalhes e usou um sample de vocal com pronuncia em italiano para destacar a referência escolhida para o desafio. Ao longo de pouco mais de 5 minutos de faixa, uma bela história pode ser compreendida pelo ouvinte.

A MÚSICA CONECTA.


Alan Medeiros é publicitário, sócio-fundador do Alataj e nome por trás da Beats n' Lights Management.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS