Skip to content
A música conecta

Case | Tamango Records

Por Marllon Eduardo Gauche em Case 11.11.2019

“O capitão cumpre sua ameaça e atira o canhão direcionado porão, silenciando literalmente as canções dos escravos”. É com essa frase que a Tamango Records se apresenta ao mundo. Gravadora fundada em Berlim, capitaneada pelo DJ e produtor italiano Yaya tem em seu sangue raízes étnicas africanas que transparecem na essência do selo, uma plataforma por onde o artista busca espalhar suas vibrações positivas, seja lançando discos ou promovendo festas e outras aventuras pelo globo.

+++ Conheça o house com forte influência africana de Yaya numa entrevista exclusiva com o Alataj

Por trás do nome Tamango, há também uma história que merece ser compartilhada, afinal, ele se relaciona com o triste passado vivenciado pelos negros; uma homenagem ao primeiro escravo africano que lutou por sua liberdade. A gravadora foi fundada recentemente, em 2017, desde então vem escrevendo sua própria história com releases no formato digital e vinil, já tendo recebido nomes como Cassy, Jamahr, Ben Rau e Alex Ground — o catálogo ainda é pequeno, mas a qualidade é o que está em evidência 

A novidade é que o headlabel Yassin Ligali Ali, o Yaya, está de volta ao selo com o lançamento de seu debut álbum, intitulado You Decide. Para a criação deste trabalho, ele resgatou as principais referências de seu passado, trazendo também influências de seu pai, que era vocalista do grupo M’Bamina, e inseriu até mesmo cantos étnicos iorubás de sua irmã, Karice. Além da versão digital com 12 faixas originais, o trabalho também foi lançado em vinil em tamanho reduzido, recebendo apenas oito produções.

Sobre o nome escolhido para o LP, Yaya explica: “Chama-se ‘You Decide’ porque acredito firmemente que cada um de nós é o único responsável por suas ações, escolhas e consequências. Você é quem decide o tempo todo da sua vida. Este álbum foi produzido durante o ano passado em diferentes períodos e lugares: da Índia a Miami, do Peru às Maldivas, então espero que vocês possam ver de onde tirei inspiração para cada faixa”.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024