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A música conecta

Papo de Estúdio | Alex Niggemann explica detalhes da criação de seu novo EP, Electric Mariachi

Por Laura Marcon em Papo de Estúdio 09.12.2019

Mente criativa inesgotável do House ao Techno, Alex Niggemann dispensa muitas apresentações, eis que se transformou em uma referência mundial da música eletrônica e vem ao longo de muitos anos apresentando produções inovadoras em labels como Crosstown Rebels, Poker Flat, Watergate e Mule Musiq, além de lançar e gerenciar sua própria label AEON, que também é responsável por colocar no mapa da música artistas como Denis Horvat, Speaking Minds & TVA.

+++ Alex Niggemann bateu um papo com a gente no final do ano passado. Leia aqui!

Como nosso papo por aqui é de estúdio, tivemos o privilégio de receber o artista para explicar detalhadamente como foi a produção de uma parte da faixa Eletric Mariachi, seu último lançamento pela própria gravadora, que também conta com remixes de Pional e Rigopolar. Se você é do campo da produção, está aqui um prato cheio para o aprendizado. Com vocês, Alex Niggemann:

Para o Electric Mariachi, usei vários instrumentos diferentes. Alguns digitais, outros analógicos. A linha de baixo principal foi feita com o meu Moog Sub37. É um dos meus synths mais usados quando se trata de linhas de baixo. Eu prefiro tirar esses elementos de equipamentos analógicos como o Sub37 ou o meu Moog Voyager, pois os instrumentos analógicos trazem uma certa “gordura”, distorção do som e ruído agradáveis, que formam uma boa linha de grave, sem a necessidade de muito processamento.

Hoje, porém, quero falar mais sobre os elementos que não são tão óbvios em uma música, mas essenciais. Sons ou elementos que criam a atmosfera, a chamada “cozinha” sobre o qual os outros elementos da melodia são colocados. Uma melodia feliz em um ambiente escuro ou o contrário pode criar algo que você normalmente não esperaria ao ouvir uma melodia sendo tocada sozinha sem a atmosfera. Electric Mariachi tem um clima bastante sombrio, mas a linha de baixo é bastante melódica e a melodia feliz.

Você deve ter notado em alguns momentos, especialmente antes dos breaks – ou no final da faixa (como é mais óbvio por aparecer quase sozinho na música), um som que cria um ritmo e às vezes soa como um laser. Esse som faz toda a diferença nessa música. É o primeiro elemento principal em segundo plano que, por causa do som interno de reverberação, cria uma atmosfera. Ao mesmo tempo também faz um ritmo e dá à faixa um groove. Esse elemento é um synth shot de um sintetizador DS Prophet 6 sendo tocado de uma forma específica (sequenciada com meu Arturia beat step Pro).

Alex Ajustando o Prophet 6

O envelope do filtro e do amplificador tem attack zero, decay curto, sem sustain ou release. Soa dessa forma devido a um efeito de flanger (criada a partir do atraso interno deste sintetizador). Essa modulação acontece por causa do trabalho com os tempos do delay. Tente fazer com pequenos tempos de delay e feedback. Quanto menor os dois, maior o efeito flanger. Isso fornece ao synth shot um som único e diferente.

Depois de ter modulado o som, só precisei criar o ruído do laser. Isso é feito com um cut off bem aberto. Nos intervalos, também brinquei um pouco com o envelope. Abra um pouco aqui e ali. Tente você mesmo. Também funciona com plugins ou outros instrumentos de hardware.”

A música conecta.

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