READING

Music Tech | O som 3D é uma realidade com o Dolby ...

Music Tech | O som 3D é uma realidade com o Dolby Atmos

A tecnologia definitivamente transformou tudo ao nosso redor; comunicação, formas de consumo, economia, mercado de trabalho, compartilhamento de informações e ideias e, claro, como conhecemos artistas e ouvimos música, dentre muitas outras mudanças em nossa sociedade.

Especificamente no ramo do entretenimento, presenciamos muita evolução na música, filmes, fotografia, turismo, etc., tudo para fornecer maiores possibilidades ao consumidor final e também trazer novos caminhos aos produtores. Foi justamente pensando em quem trabalha no ramo musical que surgiu a mais nova tecnologia da Dolby, aquela famosa marca responsável pelas experiências audiovisuais que você sempre conferiu em cinemas, teatros, jogos e até no entretenimento domiciliar.

Se você está pensando que isso nada tem a ver com música eletrônica, está muito enganado. O novo sistema da Dolby, intitulado Dolby Atmos, foi criado para mixar e masterizar faixas que vão muito além do som “stereo”, que contém apenas dois canais. Neste caso, a tecnologia move o som ao seu redor em até 128 elementos, podendo ser precisamente colocado e movido em um espaço tridimensional com até 128 caixas, adicionando uma dimensão aérea, dando uma nova sensação de altura e espaço e criando uma atmosfera de áudio completa, retratando diversos sons como se estivesse escutando eles ao vivo, com todos os instrumentos ao seu redor. Por isso, essa inteligência vem sendo chamada de som 3D.

Agora você deve estar se perguntando: será que isso realmente funciona? Em maio de 2019, a Dolby já iniciou uma parceria com a Universal Music Group e vem remasterizando milhares de músicas e ainda equipou um dos clubs mais famosos do mundo, o Ministry of Sound em Londres, com um sistema de 60 auto-falantes e 22 canais, possibilitando o DJ de editar as faixas em tempo real e fazendo com que certos elementos se movimentem ao redor da pista de dança. O mesmo sistema também foi utilizado por Sander Van Door no evento Purple Haze no Amsterdam Dance Event.

Aqui no Brasil, a novidade chegou através de André Zabeu e Paula Chalup, que se uniram para inaugurar um novo estúdio em São Paulo com esta tecnologia para masterizar e remasterizar tracks nesse formato. E se você pensa que não valeria a pena usufruir dessa maravilha pela inexistência de clubs com o sistema por aqui, saiba que o Dolby Atmos funciona em dispositivos móveis, adaptando essa experiência de som em auto-falantes ou fones de ouvido.

+++ Confira a entrevista que fizemos com Paula Chalup em 2019

É tanta informação e inovação que parece ser mentira. Mas o sistema já está sendo testado por outros artistas, como Deadmau5. A experiência e comentários do DJ e produtor foram gravadas e você confere logo abaixo. Coloque seu fone de ouvido e experimente. 

A música conecta.

+++ Mais sobre música e tecnologia você encontra aqui


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS