Skip to content
A música conecta

Bridges for music, uma iniciativa humana na música eletrônica

Por Redação Alataj em Notícias 14.10.2013

Valentino Barrioseta pode ser simplesmente o criador de uma ONG que ajuda pessoas carentes. Mas para as crianças nas quais ele vê o sorriso envergonhado da primeira vez que ouvem o som do toca-disco ou o espanto ao perceber que máquinas coloridas fazem música, ele é muito mais do que um empresário – é um criador de sonhos, que abre a porta da música eletrônica para centenas de crianças carentes. Através do Bridges for Music, o italiano não só oferece oportunidades às pessoas que mais necessitam, mas também leva a áreas paupérrimas figuras que atraem naturalmente a atenção da mídia como Skrillex e Richie Hawtin. Desta forma, abre os olhos do mundo para os locais que estão realmente precisando de atenção.

66776_383630101734478_885928400_n1

“Nós acreditamos que a música eletrônica constrói pontes e inspira as pessoas, aumentando as oportunidades para as áreas menos privilegiadas do mundo.” – Bridges for Music

Você teve a ideia de criar o Bridges for Music em uma favela no Brasil, certo? Como isto aconteceu?

Sim, foi quando a ideia me ocorreu estava conversando com um cara chamado Zezinho, que tinha uma escola de DJs na favela da Rocinha. Falando com ele entendi o poder que a música tem de transformar, se levada para estas áreas mais carentes. Apesar do grande trabalho que ele fazia para a comunidade, ele e sua equipe lutavam muito para conseguir apoio de grandes marcas do mercado, e eu achei que seria muito legal poder ajudá-lo. Quando você vê coisas como esta, percebe como contatos e conexões são importantes, e foi quando realmente quis criar algo para estreitar pontes entre os mundos que tinha dispostos na minha frente. Aí surgiu o Bridges.

Como exatamente o Bridges ajuda as pessoas mais carentes?

Nosso foco principal é a educação musical e a cultura que vem com ela. Criamos parcerias com empreendedores locais para criar e dar apoio a escolas de música, dando-lhes os recursos necessários. Nossa meta é que crianças carentes encontrem um local para estar em contato com a música, compartilhar a paixão e o conhecimento que possuem e ter um espaço para se expressar, mantendo-se longe das ruas.
Em segundo lugar, apoiamos talentos locais através de nossa rede internacional e bolsas em instituições de ensino.
E em terceiro lugar, através de nossos workshops ministrados por artistas de renome internacional (como Richie Hawtin, Luciano e Skrillex), buscamos inspirar talentos locais e também chamar a atenção do mundo para estas áreas.

E o que é mais gratificante em se tratando do Bridges for Music?

O momento mais gratificante, não somente no projeto mas de toda a minha vida, foi quando vi crianças da África do Sul cheias de esperança e com vontade de tornar seus sonhos realidade. Criar sonhos é importante, pois assim que se tem um sonho, é possível realizá-lo. Despertar isto nelas é realmente incrível. E hoje, ver como algumas dessas crianças estão comparecendo ao ADE (Amsterdam Dance Event), viajando para fora de seus países pela primeira vez, fico sem palavras. Hoje elas estão desenvolvendo suas carreiras e tendo acesso a muitas oportunidades.

Há planos futuros de trazer a iniciativa novamente para o local onde você teve a ideia – ou seja, para o Brasil?

Com certeza. Certamente lançaremos algo no Brasil muito em breve, a ideia é que seja ainda no primeiro semestre de 2014!

Saiba mais sobre o Bridges for Music:

Via Rio Music Conference

A MÚSICA CONECTA 2012 2024