Skip to content
A música conecta

Totoyov o convida para um ritual

Por Georgia Kirilov em Lançamentos 28.09.2016

Totoyov, label criada por Arthur Thalison, lançou essa semana mais um release, dessa vez com Dark Beat.. O DJ e produtor italiano explora a combinação da música eletrônica com um elemento mais ritualístico, como o título do EP já indica – Ritual. O label, que já lançou nomes como Wender A. e Rods Novaes, também sempre surpreende descobrindo talentos escondidos ao redor do mundo como Paul Quzz de Toronto e, nesse release, Dark Beat, da Itália. O label tem um calendário de releases cheio até o final do ano e a cada novo pedaço da identidade sonora da Totoyov que é dividido, mais cativante fica a abordagem da mesma.

A primeira track do EP – e a faixa título – “Ritual” traz foco na percussão, aonde vocais combinados com as batidas passam sensação ritualística de transe pela música. É um som viciante e interessante, complexo que te deixa com vontade de descobrir a pista. L_cio faz uma releitura mais acid da mesma track, trazendo o background do som original de maneira muito mais melódica, e ritualística da sua própria forma, mas sem o sinalizar por meio de vozes, e o fazendo somente pela qualidade da produção, que é, em si, um ritual. Boghosian, traz um tom mais deep/tech house para a track, com batidas curtas e ritmadas evoluindo a medida que os vocais também se desenrolam ao fundo. Ambas complementam a criação original do Dark Beat de maneira muito inusitada, assim sendo ainda mais interessantes como expressões do mesmo som por pontos de vista diferentes, mas que identificam-se entre si.

“Melodies” traz melodias menos vocais que em Rituals, contando com sons inorgânicos que se encontram de maneira surpreendentemente leve e dançante. A surpresa mais agradável, acaba sendo a última track – “Guitar” – que conta com a presença de Astrit Stafa e traz um som tão ritualístico quanto o presente em Rituals, porém de maneira mais latina e provocante.

O EP como um todo é de um som complexo, que mesmo no Beatport varia, dentro de 5 músicas, entre 4 tags diferentes (House, Techno, Deep House e Electronica), ou seja não dá para definir. E é exatamente por isso que é cativante ver lançamentos aonde os DJs e produtores experimentam com outras maneiras de explorar seu som e tem o apoio de labels como a Totoyov que não só torna viável, mas se posiciona de maneira séria sobre um som experimental. A música conecta as pessoas! 

Ouça o EP na íntegra aqui

A MÚSICA CONECTA 2012 2024