Skip to content
A música conecta

5 nomes históricos da house music por Anhanguera

Por Alan Medeiros em Top 5 Alataj 28.05.2019

Em 2019, uma das maiores referências houseiras do Brasil completa 15 anos de carreira. Ao longo dessas últimas duas décadas, é realmente admirável a sequência de conquistas que Décio e Dudu conquistaram com o Anhanguera. Tour internacional, representatividade em todo o país, releases por selos como Defected, Robsoul e Tango, uma mistura de surpreendente com honrável define bem a jornada da dupla até aqui.

+++ Batemos um papo com Detroit Swindle, uma super dupla de house music da nova geração. Leia aqui!

Ao longo de 2019, a dupla está empenhada em espalhar ainda mais a mensagem musical que os caracterizou nesses 15 anos de estrada. Seja através de conteúdos, gigs pelos principais polos do país ou ainda novos releases que no momento estão sendo finalizados, o Anhanguera tem se mantido em uma espécie de movimento constante e especial, que os traz até o Alataj neste momento para uma lista daquelas: 5 nomes históricos da house music, sob curadoria deles. Confira abaixo:

Larry Levan | Referência master pra gente, o DJ residente do Paradise Garage foi um dos primeiros a estender as músicas, criando breaks para envolver o público na noite. Além disso, adorava experimentar na forma de tocar ao mesclar músicas desconhecidas com hits da época, variando BPMs ao longo do set. Larry foi um dos primeiros DJs responsáveis por criar uma identidade musical de um club, um estilo de discotecar na cena disco que foi predecessora do garage e da house music.

Masters at Work | O duo de Nova York formado por Kenny Dope e Louie Vega trouxe para a house music uma forte influência da música latina, do soul e do hip hop. Vocais, loops e batidas envolventes presentes em suas produções marcaram nossa carreira.

Todd Terry | Mago das batidas, foi provavelmente o primeiro produtor que conhecemos capaz de criar uma assinatura musical inconfundível caracterizada belo forte groove e chimbal marcante. Seus remixes conquistaram os clubs mundo afora ao mesmo tempo que foram populares nas rádios, como o clássico Missing da banda Everything but the Girl. Sua primeira track original com vocal foi Keep on Jumping, clássico da era disco regravado por Jocelyn Brown e Martha Wash.

DJ Sneak | Nem todo mundo sabe mas DJ Sneak foi uma das principais influências do Daft Punk dentro da house music. Seu groove característico, marcado por loops disco que abrem e fecham o filtro de agudos e médio, praticamente criou um estilo chamado filtered disco. Sneak não só é uma referência musical como também uma referência de lifestyle tendo criado todo um movimento chamado house gangsta.

Derrick Carter | Um dos grandes nome da house music de Chicago, Derrick tem um estilo de mixar inconfundível marcado por loops, uso de acapellas e mixagens longas. Carter ficou famoso por construir um storytelling envolvente em seus sets que mesclam tanto faixas com influencias do disco e do jazz como faixas que flertam com o techno e o acid. Sua contribuição na área de produção é gigante, tendo marcado toda uma geração no começo dos anos 2.000 com uma sequência de lançamentos históricos pelo selo Classic, do qual foi proprietário junto com Luke Solomon.

A música conecta.

+++ Quero ler a entrevista com a crew do Dekmantel.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024