Skip to content
A música conecta

5 artistas do underground capazes de romper a barreira do mainstream

Por Laura Marcon em Top 5 Alataj 11.03.2020

A cultura eletrônica definitivamente modificou o cenário da música num âmbito geral. Entrou no universo do pop, rock, jazz, hip-hop, até mesmo do sertanejo aqui no Brasil, dominando as rádios e se espalhando pelos festivais de todos os estilos ao redor do mundo. É claro que, em sua grande maioria, estamos falando de linhas mais comerciais e acessíveis, mas isso também não impediu que vertentes conceituais também caíssem nas graças do público e se tornassem grandes hits atemporais e conhecidos por todos.

É claro que em tempos de internet, streamings e recursos musicais infinitos essas sonoridades menos populares alcançam o público com mais facilidade, mas isso já acontece há algumas décadas. A gente trouxe pra você 5 artistas do underground capazes de romper a barreira do mainstream:

Daft Punk

Não poderíamos começar esse top 5 sem citar a dupla francesa mais reconhecida da cultura eletrônica, não é? Daft Punk emplacou faixas ao longo da sua carreira que, além de despontarem nas rádios, tiveram grande influência na disseminação das batidas que tanto amamos desde o início de seus lançamentos. Afinal, quantos de nós ouviu e dançou ao som de One More Time?

The XX

A banda indie britânica que encanta milhares de fãs com suas letras românticas, ganhou em 2010 o conceituado Mercury Prize Awards, prêmio concedido ao melhor álbum do Reino Unido e Irlanda, além de estar presente em trilhas sonoras da programação da TV, filmes e até novelas brasileiras:

Chet Faker

O australiano que hoje também atende artisticamente por seu nome real Nick Murphy, também é super premiado em seu continente. Hoje, ele atinge o público a nível global em festivais de diversos gêneros e sua música atravessa fronteiras incluindo aparições no evento televisivo mais assistido no mundo, o Super Bowl.

Rüfüs du Sol

Um exemplo um pouco mais recente de grande ascensão dentro do cenário da música mundial é Rüfus do Sol, que atendia apenas como Rüfüs até 2018. O trio australiano tem alcançado os ouvidos não apenas das tradicionais pistas de dança, mas também de outros públicos com sua pegada dance alternativa.

The Chemical Brothers

Como não poderia faltar, The Chemical Brothers também é inspiração dos anos 90 até hoje, conquistando o mundo através de seus beats eletrizantes combinados com diferentes vertentes que vão do hip-hop a levadas mais rock’n roll. A dupla britânica foi determinante para a expansão da música eletrônica, alcançando a TV ainda em 1995:

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024