A concepção de uma música nada mais é do que a somatória de vários processos de lapidação até se obter o resultado desejado. Como assim? Toda música surge como uma ideia; essa ideia pode vir de um simples devaneio, após ouvir o cantar dos pássaros, outra música, enfim, literalmente de qualquer lugar. Assim que se tem o conceito definido, o próximo estágio será a criação de um ritmo e de uma melodia que represente a ideia previamente estabelecida e é a partir desse ponto que um simples conceito passa a ser – e soar – uma música.
Porém, após ter definido todos os elementos que participarão da peça, é necessário executar processos de aperfeiçoamento de cada elemento que ali participam, o que é chamado de Mixagem. Também são executados processos de aperfeiçoamento do conjunto como um todo, é o que chamamos de Masterização. Sim, é um longo e demorado caminho do conceito até o resultado final, além de exigir recursos de difícil acesso. Voltando para realidade dos DJs e produtores de música eletrônica, que em suma trabalham de forma independente em seus home studios, essa realidade soa distante e extremamente cara.
Foi pensando nessa fatia do mercado que o SoundCloud, ferramenta que se mantém como standard para veiculação de música independente por mais de uma década, uniu forças com a Dolby Laboratories, empresa referência em processamento de áudio desde os anos 60, para desenvolver um algoritmo que promete executar o processo de masterização dentro da plataforma em questão de minutos – o que seria infinitamente mais rápido se comparado com forma a tradicional. O Mastering on Soundcloud Powered by Dolby foi lançado oficialmente na terça-feira (14) e, segundo nota oficial, o serviço promete “ouvir” a música da mesma forma que um engenheiro de masterização ouviria, identificando a dinâmica, tonalidade e emoção do material para então maximizar o potencial que ele tem.

O cliente pode escolher entre quatro perfis de Masterização preestabelecidos: Thunder, que valoriza as frequências graves e subgraves; Sunroof, que valoriza as frequências médias e agudas; Clear Sky, que valoriza a dinâmica e traz brilho; e Aurora, desenvolvido para músicas experimentais. Todos os perfis possuem um slider de intensidade, possibilitando a dosagem do preset selecionado. Para assinantes do plano Pro Unlimited no Soundcloud, foi disponibilizado três masterizações gratuitas por mês, as demaiscustarão US$ 3,99. Já para todos outros clientes, incluindo os que possuem assinatura gratuita, o valor de cada masterização será US$ 4,99, um valor extremamente acessível se levarmos em conta que cada música custa de 15 a 20 vezes mais para ser masterizada por um Engenheiro de Masterização especializado em música eletrônica.

Esse tipo de solução não é uma novidade no mercado. Existem empresas como a LANDR e a BandLab que oferecem o Instant Online Mastering, como é chamado. A masterização por inteligência artificial é um tema que causa certos questionamentos, por exemplo: como uma máquina é capaz de identificar as emoções que a música passa? Como ensinar um algoritmo a julgar o que é necessário ou não em um processo de masterização, sendo que cada música é única? O Soundcloud, em seu anúncio oficial, não forneceu nenhum detalhe sobre como o algoritmo faz para interpretar cada música, julgar quais correções devem ser aplicadas ou não, porém, promete muito mais que uma simples análise e correção de volume para sua música.
Ficou curioso e quer tirar suas próprias conclusões? O Soundcloud disponibilizou algumas prévias e você pode ouvi-las aqui.
A música conecta.