Após quatro anos de hiato, Massive Attack retorna com um EP de três faixas com uma abordagem completamente única. Eutopia, tem o título inspirado na obra clássica de Thomas Morus, Utopia, que em seu significado abordava um lugar que não existia na realidade. A dupla formada por Robert “3D” Del Naja e Daddy G, traz para esse novo lançamento reflexões acerca do comportamento do sistema econômico e da humanidade, diante do caótico momento pandêmico e de crises climáticas em âmbito global. No entanto, segundo a própria dupla, as ideias de Eutopia não estão relacionadas com noções ingênuas de um mundo perfeito, mas sim com a necessidade de construir algo melhor.
As faixas do novo EP são construídas baseadas em diálogos sonoros e visuais, com participação de três especialistas em economia mundial e alterações climáticas: Christiana Figueres, secretária executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC); Guy Standing, economista teórico da renda básica mundial; e Gabriel Zucman, economista pesquisador de temáticas envolvendo paraísos fiscais.
Além de argumentações teóricas consistentes, as faixas também contam com participações especiais da banda de pós-Punk Algiers, do poeta Saul Willians e da banda escocesa Young Fathers. Com construções sonoras de profundidade e magnetismo, que caracterizam a assinatura do Massive Attack, as faixas trazem um interessante apelo visual que nos conecta aos diálogos de forma íntima, provocando um questionamento pessoal acerca da urgência deum mundo mais equilibrado e com práticas mais humanitárias.
A música conecta.