Estamos entrando no sexto mês de quarentena e a saudade das festas e pistas de dança bate cada vez mais forte em nosso peito. Durante esse período, inúmeros núcleos, labels e projetos procuram formas alternativas de reinventar a conexão com seu público, seja através de transmissões em livestream ou festas on-line, experimentando diferentes plataformas e recursos digitais que se adaptem à nova realidade. Em meio a esse novo turbilhão de conteúdo digitais, alguns núcleos estão promovendo experiências pra lá de criativas e, principalmente, fortalecendo conexões e apoio entre pessoas além de seus próprios limites geográficos – o que talvez seja um dos pontos mais interessantes de todo esse momento em que estamos vivendo.
Top 5 | Festas que estão produzindo ótimos conteúdos durante a pandemia
Em uma edição anterior do Top 5, falamos um pouco sobre cinco festas que estão produzindo ótimos conteúdos durante a quarentena, e agora apresentamos outros cinco projetos que estão desenvolvendo iniciativas diferenciadas dentro da proposta virtual, além de duas dicas bônus que vão ajudar você a se localizar no calendário das festas.
O/nda Odara
Da união dos núcleos Discoteca Odara e O/nda – encabeçados por Dani Souto, Deo Jorge, e Manolo Neto – a festa vem conectando comunidades de diversas partes do mundo como Curitiba, Rio de Janeiro, Nova York, Berlim e Londres, se tornando uma dos maiores eventos do Zoom até agora. Completando 15 edições, todos os sábados a festa se une à artistas convidados do mundo inteiro como Dicky Trisco, Aging Young Rebel, JKriv, Man Power, Running Hot, No Porn, bem como outros núcleos do underground nacional como NEUE e 1Ø/1Ø, com apresentações ao vivo e muito entusiasmo. O foco da O/nda Odara é a aproximação de pessoas dos mais diversos cantos do mundo, a fim de aliviar o peso do distanciamento social e promover novas conexões e suporte entre elas. Através da interatividade permitida pelo Zoom, a festa foi consolidando seu público fiel, bem como novos espectadores em todas as edições.
Além da interatividade e dos line ups poderosos, a festa arrecada doações para o apoio à diversas campanhas sociais, tanto para a assistência da comunidade de brasileiros e latinos desamparados em Nova York, bem como para entidades como Mulheres da Resistência e Instituto Violeta, que assiste às crianças da Favela do Triângulo do Rio de Janeiro. A festa acontece de forma gratuita aos sábados a partir das 16h.
Cavernè Suavignon
O núcleo curitibano, encabeçado por Shelley Souza, Vinícius Andrade (VNS) e Guilherme Peracetta (_prct), nasceu durante a quarentena e propõe um formato único de transmissão. Unindo música e arte, seja ela visual, sensorial ou gastronômica, as lives quinzenais trazem convidados do cenário da música eletrônica local curitibana, bem como artistas visuais e gustativos que realizam suas obras em tempo real, junto com o DJ. Com exímia qualidade de transmissão e produção, os cenários são escolhidos a dedo, promovendo uma experiência completa para o espectador, através da plataforma do TwichTv.
A Cavernè está indo para sua quinta edição, sempre buscando apresentar as múltiplas linguagens artísticas, contando com a participação dos Djs, DPR, HOLZ², Biza, Agrabah, Gianis, Belote, bem como o artista colagista Daniel Mariot, e o Chef Keiji Mitsunari, do Izakaya Hyotan, seguindo com o apoio da Fixed Multimídia, e dos núcleos Techno Perfect e Secretinho no Azeite.
Dando
A paulistana Dando, idealizada por Thiago Roberto e Marcelo Davilla, vem se destacando com suas festas e debates onlines voltados especialmente para o público LGBTQI+. Com comunicação expressiva focada para o debate conjunto de iniciativas em prol da diversidade, a Dando*Texto – podcast de entrevistas apresentado pelo artista e ativista Dudx – segue com uma gama temática de discussões voltadas ao trabalho e à saúde sexual, programa de prevenção ao HIV, e demais assuntos focados no debate sobre a sexualidade e comportamento. O projeto começou em 2018 como um programa de entrevista dentro das festas do núcleo, evoluindo para o formato digital e ganhando força durante a quarentena.
Além dos debates, as festas online da Dando – Dark*Zoom, nome inspirado nas tradicionais salas Dark Room – unem artistas do cenário do Techno Underground paulistano, tornando uma extensão da festa presencial do núcleo. Com o propósito de conectar um público além da cidade de São Paulo, a Dark*Zoom abre as portas para a liberdade performática do seu público, seja através da expressão da sexualidade, ou das interações espontâneas entre os espectadores através da plataforma do Zoom. E na cabine, a Dando conta com Djs da cena paulistana e internacional como Pejota, Amanda Mussi, Paulete Lindacelva, Alejandro Paz e a carioca Clarice Falcão.
Coletivo Plano
Com sonoridades que vão de Techno ao Electro, o Coletivo Plano vem conquistando o cenário gaúcho pela celebração da manifestação artística e sonora. Diretamente de Porto Alegre para todo o Brasil, o núcleo escolheu uma plataforma multi interativa para sua transmissão de aniversário de três anos. Fundado por Fernanda Rizzo (Fritzzo), Fernando Ribeiro (Technovinho), Sergio Barsotti e Gabriel Scorza, o coletivo se uniu aos Djs Supololo, Anti, Kenya, Nog4yra, e os artistas visuais e performáticos Neiss, Okofa e Laputaines, através da plataforma Shotgun.Live, com o diferencial de amostra de duas telas simultâneas apresentando o artista bem como as interações do público.
A possibilidade de criação salas de danças virtuais com seus convidados permite a visualização do Spotlight aleatório através do Wall of Fame, deixando a festa ainda mais animada, o que agradou tanto à produção da Plano quanto ao público, chegando a concentrar 880 acessos durante a última edição.
Gop Tun
A Gop Tun, juntamente com a equipe do 28.Room, nos surpreendeu com a proposta da festa Dimensional Theory of Dance, recriando em formato 3D o espaço célebre da Fabriketa. Em sua primeira edição em junho, o line-up composto pelos residentes, Caio T, TYV, Gui Scott e Nascii, juntamente com a artista de multimídia Igi Ayedun, proporcionou a experiência da realidade virtual através do próprio site do núcleo, aproximando o público da energia de suas festas presenciais.
Além disso, tanto na edição passada como na próxima edição da Dimensional Theory of Dance, que acontece nesta sexta (7), a Gop Tun arrecada doações para campanhas de respaldo social como para o Núcleo Assistencial Anjos da Noite e Fundo Baobá para Equidade Racial, a fim de apoiar iniciativas à diversidade e assistência à população vulnerável. Na próxima edição, além dos Gopers, o line-up contará também com Kauan Marco, Guillerrrmo, o norueguês Skatebård, e com as instalações em realidade aumentada de Gabriel Massam.
BÔNUS| para ficar ligado na agenda
Rave Radar – Para facilitar a agenda e a programação dos clubbers durante a semana, o grupo Rave Radar surge como um informativo especial das lives e festas online que acontecem durante a semana. Divulgando através de sua página no Instagram, o grupo disponibiliza um formulário aberto para que os produtores insiram as datas, horários e plataformas de seus eventos, com a agenda divulgada toda quinta-feira.
Soar – O Soar é um aplicativo desenvolvido especialmente para compartilhar conteúdo dos coletivos independentes de todo Brasil, e principalmente informar o público das festas e livestreams que estão ocorrendo durante a quarentena. O app está disponível gratuitamente pela Play Store para sistema Android, e o usuário recebe notificações em tempo real das festas que estão rolando.
A música conecta.