Primeiro grupo de Hip Hop a conquistar um disco de ouro, primeiro grupo Hip Hop a conquistar um disco de platina e primeiro grupo de Hip Hop a executar crossovers como em Like This Way com Aerosmith – que alcançou o Billboard Top 100 além de garantir uma nomeação ao Grammy. O trio nova-iorquino Run-DMC era formado por Joseph “Run” Simmons, Darryl “D.M.C.” McDaniels e Jason “Jam Master Jay” Mizell e foi um marco dentro da cultura Hip Hop nos anos 80. Responsável por mostrar ao mundo que o movimento iniciado por Kool Herc, Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash não seria apenas febre passageira, foi Run-DMC quem trouxe os holofotes da mídia e business para a cultura Hip Hop através da receita mais pura que o Hip Hop tem, o Rap.
Na noite de 30 de Outubro de 2002, Jam Master Jay foi assassinado dentro de seu estúdio no Queens, Nova Iorque, com dois tiros à queima roupa e na época, sem um suspeito e motivação, o assassinato de Jam Master Jay logo se tornou um dos crimes mais intrigantes e cercado de mistérios dentro do universo Hip Hop, assim como o assassinato de Notorious B.I.G e Tupac Shakur.
Há cerca de dez dias, a promotoria do FBI – equivalente ao nosso Ministério Público Federal – anunciou que havia terminado as investigações desse crime que se arrastou sem respostas por 18 anos. Karl Jordan Jr. e Ronald Washington são os responsáveis pela morte de Mizell, que segundo a investigação, o crime foi motivado por um acerto de contas devido a distribuição de 10kg de cocaína que Jam Master Jay estaria em posse.
A música conecta.