Skip to content
A música conecta

Levels e Cultura de Pista lançam pesquisa para entender o peso emocional da falta dos eventos

Se você abriu essa notícia é porque, com certeza, algo desse título ressoou aí dentro de você. Afinal, vamos combinar, é bem provável que você também esteja sentindo uma saudade que dói no peito sobre a experiência incrível de viver uma pista de dança. Primeiro porque a pandemia e esse break obrigatório é algo totalmente inédito para boa parte das gerações que mantinham essa rotina de festas e eventos como um lifestyle. Segundo porque esse tipo de experiência traz muitos benefícios para cada indivíduo que escolhiam a dança como uma válvula de escape. 

Foi por essa razão que a Levels e o Cultura de Pista decidiram mapear as condições dos clubbers isolados em casa e entender como isso tem atingido essas pessoas em um nível emocional e psicológico. Estamos falando de quase 200 dias sem esse ritual que nos faz bem. Afinal, quais são os prejuízos que cada um de nós está tendo e ainda vai ter por conta dessa brusca mudança? Uns sentem mais que outros, fato. Mas é inegável que em algum nível, todos estamos sentindo. Há relatos de pessoas apaixonadas pelo estilo que nem mesmo têm escutado músicas para não sentir a dor dessa ausência. Tem gente que diz sonhar em dançar com amigos em algum rolê idealizado. 

A pista de dança, a música e as conexões interpessoais são grandes aliados de uma mente sadia, todos eles nos nutrem individualmente de alguma forma e juntos ajudam a aliviar muitas questões negativas que carregamos. Nem precisamos relatar sobre a quantidade de energia boa que é gerada através desse conjunto, além do efeito curativo. Agora, imagina que já estamos sem essa tríade há sete meses e a luz no fim do túnel ainda está fraca.

Esse convite para revisitar suas camadas internas durante esses tempos mais turvos é uma boa pedida. Auto conhecimento sempre é. A festa Levels de Porto Alegre, Rio Grande Sul, já é conhecida por nós e por muitos dos leitores pelo seu case, mas não só isso, quem conhece sabe que eles buscam trazer um viés muito alto astral em sua essência e que preza esse bem-estar na pista. Junto deles, vem a turma do Cultura de Pista (@culturadepista), um canal que nasceu recentemente com o intuito de criar um debate reflexivo sobre a relação que temos com a pista de dança. O objetivo da pesquisa é tangibilizar os sentimentos que permeiam os nossos corpos, pensamentos e corações. A meta inicial são 500 respostas para poder ter uma pesquisa mais consistente.

Por isso, não deixe de responder. Além de contribuir com a iniciativa, esse também é um convite para que você olhe para dentro com muito carinho para entender tudo isso. E que, acima de tudo, comece a se preparar para esse retorno e o que você quer fazer, desde já, para ser ainda melhor, seja na pista ou fora dela.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025