Dentre tantas coisas que me enchem o rosto de sorrisos desde a minha chegada no Alataj, posso dizer que certamente uma delas é esta coluna. O universo do Drum’n Bass era desconhecido por mim, mas sempre me despertava curiosidade. Ao longo de 2020 estudei mais sobre sua história e a progressão do seu cenário, conheci novos artistas, labels, entendi um pouco mais sobre as ramificações sonoras e me vi amante do estilo.
Para o nosso último passeio do Soul Beats de 2020, trago um projeto de grande relevância para o Drum’n Bass: Ben Settle e Matt Quinn, ou melhor, Ed Rush & Optical. A história da dupla começa em 1995, quando se conheceram na Music House, uma empresa de masterização em Londres. Ambos já levavam suas carreiras solo de maneira consistente desde meados de 92 e perceberam que levavam um propósito sonoro parecido, que se distanciava das estruturas e regras da música à época.
Os artistas logo montaram um espaço para trabalhar em conjunto e dois anos depois já nasceu sua primeira criação em colaboração, o single Funktion. Mas foi através do álbum de estréia que a dupla mostrou a que veio. Em 1998 eles lançaram Wormhole, uma compilação aclamada pelo cenário do Drum’n Bass e considerado por muitos o melhor álbum de todos os tempos do estilo. A partir de então o duo emplacou trabalhos muito bem avaliados e premiados.
Com uma linha mais agressiva e sombria do Drum’n Bass, a dupla foi responsável por abrir caminho para o que eles chamam de Neurofunk, Techstep e Darkcore. São seis álbuns e mais de 50 outros trabalhos entre singles e EPs dentro dessa linha, lançados nas gravadoras mais conceituadas do estilo, além de assinarem a famosa série de mixes do club Fabric, o Fabriclive, em 2015.
Por falar em gravadora, lá em 1998 Ben e Matt também lançaram seu próprio label, o Virus Recordings, por onde lançaram a maioria de suas produções e também de outros artistas relevantes no cenário do Drum’n Bass como Matrix, Audio, Sonic and Silver, Baron e Optiv & BTK.
Nos últimos anos não encontramos lançamentos há alguns anos, porém, para os amantes do Drum’n Bass, é praticamente impossível nunca ter escutado uma faixa de Ed Rush & Optical. Millennium, Compound, Funktion, Watermelon, Alien Girl são apenas algumas das criações que se tornaram hinos do estilo. Porém, ainda que você acredite que não conhece o projeto, saiba que a quantidade de artistas que eles influenciaram é incompreensível.
A música conecta.