Skip to content
A música conecta

Sustenido, programa mensal de Kaká Franco, chega a sua 10ª edição

Por Ágatha Prado em Notícias 20.05.2021

Sustenido é um acidente musical, notado pelo símbolo “#”, indicando notas com um semi-tom acima de seu padrão correspondente, sendo também aquelas conhecidas teclas pretas do teclado. Esse fenômeno tonal também é o nome do programa especial que Kaká Franco apresenta no Alataj Lab e que agora completa sua décima edição.

Com a proposta de explorar a riqueza musical compreendida na infinitude da House Music, Kaká busca mergulhar em uma sonoridade com perfil voltado para as nuances do Deep, Jazz, Dub Techno e Progressive House, trazendo melodias com predominância de tons menores e às vezes com tonalidades sustenidas, que inspiram o nome do programa. 

Apresentando seleções dignas de sua longa experiência no garimpo de raridades em vinil, Kaká traz para cada edição do Sustenido uma abordagem temática distinta, incluindo faixas de labels que marcaram a história da House Music, além de clássicos que bebem da fonte da Disco, Funk e do Soul. 

“A proposta principal do programa é trazer minha bagagem musical assim também a de amigos DJs que fazem parte, de alguma forma, dessa mesma rede musical. Uma experiência descontraída mas com informações sérias, de relevância técnica e qualitativa, ressaltando sempre alguns pontos chaves como, mixagem suave, repertório, história e ousadia. A cada apresentação sempre teremos uma faixa para destaque, seja novidade, clássico ou por algum outro motivo que vale a pena trazer essa curiosidade para nossos seguidores”, explica Kaká.

O quarto episódio do Sustenido homenageou os clássicos da Hard Wax, selo alemão que se tornou um dos pilares da House Music mundial, apresentando uma seleção de quase 70 minutos que incluiu faixas de Boo Williams, Orlando Voorn e Rick Wade. Agora na décima edição, o DJ trouxe ainda mais novidades e clássicos raros do universo do House e suas vertentes mais profundas para abrilhantar o programa:

“Imaginei que esse programa teria que ser temático musicalmente, e resolvi resgatar uma época que eu estava bastante direcionado para o House Progressivo. Foi uma grande diversão redescobrindo discos, artistas e labels  que estavam simplesmente parados nas prateleiras do meu estúdio. Essa sensação eu quis muito externalizar para o programa Sustenido, deixando evidente que, mesmo que hoje haja uma onda bem interessante do gênero musical, o clássico, o “old” se modelam muito bem para as novas gerações”, completa.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024