Com uma carreira em notável ascensão, o multi-instrumentista, compositor, DJ e produtor brasileiro Alex Gewer acaba de conquistar mais um feito importante em sua trajetória: recebeu um convite para um remix dentro da In It Together, sub-label da famosa gravadora Let There Be House. O artista já havia passado pelo selo meses antes com a faixa Like That.
Para a reformulação de Boogie, de Paul Mondot e KingCrowney, ele empresta seu groove bastante funk para a original nos entregando um corte de Jackin House. A faixa alcançou a posição #1 no Traxsource dentro da categoria Jackin House, além de ter subido até a #33 no Beatport, mostrando mais uma vez que está no caminho certo.
O Jackin House se refere a um jeito de dançar nas pistas oitentistas de Chicago, na emblemática transição da Disco Music para o House. Já nos anos 90, o termo começou a ser utilizado para classificar faixas mais rítmicas e cheias de groove e baixos que remetem ao Funk, além de alguns recortes de samples.
Na teoria, tudo parece fácil, mas na prática, chegar no Jackin demanda pesquisa e jogo de cintura que Alex compartilha com a gente logo abaixo:
Alex Gewer
É preciso que haja uma coerência entre todos os elementos, tanto na timbragem quanto no arranjo, para que se chegue a um groove Jackin. Isto porque o groove é formado, justamente, pela combinação dos diversos elementos. Desta maneira, falando deste remix em específico, temos o seguinte:
Drums
O groove da bateria, por si só, já possui um groove pulsante que carrega a música “para frente”, pois há muitas músicas Jackin que são mais preenchidas harmonicamente. Ao contrário disto, neste remix deixei a bateria e o Bass prevalecerem, intercalando com acordes funkeados mais pontuais. Analisando mais a fundo os Drums:
– Snare: groove com notas no contra-tempo de maneira constante. Acredito que isto seja fundamental para se iniciar um groove Jackin. Faça isto e já começará a entrar no clima!
– Hi-Hats: texturas para dar força e trazê-lo para a frente na mix (para deixar a música mais pulsante)
Percussão
Groove de bongo em tempo dobrado, justamente para ajudar a trazer o groove “mais para frente/pulsante”.
Fills
Fills drum: foram utilizados Fills bastante característicos de Jackin ou Funky Music, neste caso, com timbres de snare bem magros e curtos e uma levada bastante repicada
Transições entre compassos
A maneira como foram feitos os cortes dos instrumentos, bem como o silenciamento de alguns, a inserção de notas de Metais/Brass e licks repetitivos de Hammond… tudo isto traz uma dinâmica bem Funky, que é característica do estilo.
Guitarra
A guitarra é muito utilizada no Funky. É um dos meus instrumentos preferidos (independente do gênero musical). Neste caso, suas notas em tempo dobrado também contribuíram para deixar o groove pulsante e trazer a música “para frente”.
Rhodes e Hammond
Sonoridades bastante exploradas no Funky não podiam ficar de fora para complementar a música harmonicamente. Neste remix, utilizei um Wurlitzer 200a e um Hammond B3.
Vocal
Como o vocal da música original era do tipo falado, isto favoreceu e combinou com a atmosfera Jackin. Pois fiz alguns edits ao longo da música.
A música conecta.