Skip to content
A música conecta

Uma obra prima esquecida na Kompakt dos anos 90: Everybody’s Kissing Everyone

Por Isabela Junqueira em Trend 26.06.2024

A música de forma geral tem essa fascinante capacidade de transcender o tempo já que constantemente obras primas esquecidas ressurgem e encantam novas audiências — e a boa notícia é que a música eletrônica não se distancia nem um pouco dessa dinâmica. Everybody’s Kissing Everyone, de Jörg Burger como The Bionaut, é uma faixa lançada em 1992 pelo selo Kompakt e que merece ser relembrada. Inclusive esse processo de resgatar faixas é um testemunho do dinamismo e da longevidade da música eletrônica, em que faixas com mais de 30 anos podem reaparecer com um frescor surpreendente, encantando tanto os ouvintes veteranos quanto os menos experientes.

Entre o fim dos anos 80 e o início dos anos 90, a juventude alemã foi nocauteada por faixas de acid house que vinham de uma fase musicalmente particular do Reino Unido. Todo o ethos do subgênero emergente era encantador e em meio aos jovens que foram atraídos pela energia do acid house estava Jörg Burger e o seu grupo de amigos, que incluía Wolfgang Voigt — um dos fundadores da Kompakt. Ao lado destes amigos, Burger produziu incontáveis faixas sob diversos pseudônimos, mas 1992 foi um ponto de virada para ele. Se dividindo entre Frankfurt e Colônia, Jörg produziu Everybody’s Kissing Everyone como ele mesmo disse: “com um olho na pista de dança, o outro na sala de estar”. As produções dessas sessões frutíferas compartilham não só o senso de equilíbrio, mas um pop glam e uma ambiência angelical que funciona brilhantemente nessa dualidade. 

Everybody’s Kissing Everyone é uma representação vibrante dessa era inicial da Kompakt, um selo que hoje se estabeleceu firmemente como um dos pilares da música eletrônica. Fundada na cidade de Colônia, na Alemanha, a Kompakt foi criada por Wolfgang Voigt, Michael Mayer e Jürgen Paape no início dos anos 90 e se tornou uma referência em inovação musical. Ainda nos anos 90, a Kompakt já moldava o som do techno e do house, se destacando pelo suporte às abordagens experimentais e profundamente emocionais à música de pista. A faixa em questão também é um retrato do espírito da época, um período de grande experimentação e expansão da música eletrônica — e embora evoque a sensação de nostalgia, ao mesmo tempo ela soa atemporal.

A faixa também exemplifica a propensão da Kompakt em impulsionar sons que são tanto dançantes quanto introspectivos, característica fundamental na evolução significativa que o selo desempenhou desde seus primeiros dias — indo de um pequeno coletivo em Colônia para uma potência global da música eletrônica alternativa. Ao longo dos anos, a gravadora lançou uma variedade impressionante de músicas, abrangendo um grande espectro de sons da dance music e essa diversidade também ajudou a Kompakt a manter sua relevância e a construir um catálogo diversificado. Hoje, o selo continua a ser uma força vital na cena da música eletrônica, lançando novos talentos e explorando novas direções musicais; e essa capacidade de se reinventar ao mesmo tempo em que homenageia suas raízes é uma das razões pelas quais o imprint permanece relevante e respeitado. 

O resgate de excelentes faixas como Everybody’s Kissing Everyone oferece uma espécie de janela no tempo, já que a faixa é um exemplo perfeito de como o passado e o presente podem coexistir harmoniosamente na música. E claro, também é um lembrete de que a música é um ciclo contínuo, onde o antigo pode se tornar novo novamente, influenciando e inspirando novas gerações de artistas e ouvintes. E para a Kompakt, a redescoberta dessas faixas é uma prova do legado duradouro e da profundidade do seu catálogo.

À medida que continuamos a explorar e redescobrir músicas do passado, nos lembramos de que cada faixa tem uma história para contar, o que naturalmente contribui para entendermos mais e melhor o rico tecido da história da dance music.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024