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A música conecta

A utilização de instrumentos musicais nas composições de L_cio

Por Laercio Schwantes em Trend 25.07.2024

Com uma formação tão multifacetada na música, é natural que L_cio tenha construído um caminho musical só seu, mesmo que respaldado por gêneros como o house e o techno. Ele se tornou um dos grandes nomes do nosso cenário nacional, tamanho o grau de genialidade criativa que molda sua assinatura. Combinando muito bem modos de produção acústicos e sintéticos, o artista vive e respira música, munido de sua flauta e de sua ampla habilidade dentro dos estúdios, o que trouxe para o seu trabalho uma identidade que se tornou inconfundível e criativamente distintiva. Essa habilidade o levou ao reconhecimento internacional por meio de suas lives e lançamentos através das gigantes Drumcode, Exploited, Steyoyoke, Universal e claro, o prolífico relacionamento com a D.O.C Records, de Gui Boratto.

O paulistano tem uma lista boa de colaborações com artistas nacionais e internacionais em diferentes fases de carreira, é cada vez mais reconhecido sendo incluso nos lineups dos maiores eventos à nível nacional e de quebra ainda se tornou uma das figuras mais queridas da cena. Para se entender melhor qual o grande brilho de L_cio, basta entender que ele nunca quis se tornar um DJ, a sua área de especialização é a performance ao vivo, não a pesquisa e curadoria de lançamentos de outras pessoas. Isso fica cada vez mais evidente em seus últimos projetos, que intensificam cada vez mais sua abordagem híbrida e experimental, como em Plants, álbum lançado em outubro do ano passado pela D.O.C.

+++ Da germinação ao epigeu: os elementos e referências que marcam o início do novo ciclo musical de L_cio

Para a nova edição da Trend, L_cio conversou com a nossa redação dando detalhes da utilização de instrumentos musicais nas suas composições. Então sem mais delongas, com vocês, o sempre incrível “cara com a flauta transversal”, L_cio:

Quando questiono a identidade do meu som, percebo que, invariavelmente, minha música está atrelada a algum (ou alguns) instrumentos musicais nas minhas composições, o que se reflete nas minhas apresentações ao vivo. 

Já tive a felicidade de gravar, harpa, piano, trombone, oboé, violoncelo, handpan, flauta, entre outros instrumentos musicais que aparecem nos meus lançamentos e performances ao vivo.

Alguns lançamentos mais evidentes desse processo são:

L_cio feat. Massumi – Contaminasssão [Mamba rec]

L_cio feat. André Nardi – Birds [Scandalo Music]

Spookyfish – Untwine (L_cio feat. Bica Remix) [DSRPTV]

L_cio & Bertoldi – Frutos (Parte 2) [D.O.C Records]

L_cio, Laura Schwantes & Bica – Florescimento [D.O.C Records]

L_cio & Miro Silveira – Dot [Archipel]

L_cio – One [Cocada Music]

Há muito mais músicas que lancei com essas características: a evidência do instrumento musical gravado e a desconstrução de alguns desses sons para a criação de loops, guias, efeitos, entre outras possibilidades, acabam aflorando minha identidade e gosto na hora de compor.

Vou mostrar aqui o que fiz em duas dessas faixas.

No remix para Untwine, do Spookyfish, além de usar elementos da faixa original eu tive a ideia de tornar mais orgânica a minha versão, e para isso, contratei o Bica para gravar alguns takes de trombone para que eu pudesse usar esses takes de alguma forma na minha composição. Para a gravação usei um mic da AKG C519 M. Já com o trombone microfonado deixo o som do Trombone do jeito que o Bica gostasse (reverb, delay, EQ…) e depois disso começo a sessão de gravação (uma dica valiosa: grave o primeiro take sempre). Gravo vários takes e após isso vem o trabalho de edição dessas gravações.

Nesse remix, criei dois loops com o trombone: um mais hi e outro quase um bassline (usando um pitch down). E dos takes também criei várias camadas de melodia, produzindo mais vozes, e combinando notas para criar a sensação de mais de um trombone no resultado final. 

Tela do arranjo de Trombone

Acima temos o arranjo de trombone com as diferentes vozes e loops criados com a gravação. Percebam que o tratamento do trombone é bem simples, usando apenas “nativos” para a composição. Na mix, o tratamento do som fica mais refinado.

O segundo exemplo que trago pra vocês é de uma composição chamada Frutos (Parte 2) do meu álbum Plants (D.O.C Records) que fiz com o artista Bertoldi que toca um instrumento lindo chamado Handpan. Nessa música também gravei flauta. Tivemos a oportunidade de nos apresentar no festival The Town em 2023 e foi uma experiência linda. 

+++ Faixa A Faixa | L_cio – Plants [D.O.C Records]

Foto: Marcelo Paixão 

O handpan foi usado como instrumento solo e também criei um loop dele para conversar com o solo de flauta, além de uma parte no “reverse” que faz as viradas. Nessa música usei também um plugin chamado “PaulXStretch” para criar texturas – usei o solo de flauta para criar 2 camadas de ambiências que surgem como atmosferas melódicas. Mais informações confira no Papo De Estúdio abaixo:

+++ Papo De Estúdio | L_cio explica como faz texturas com o som da flauta

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