Skip to content
A música conecta

Troally 390 | DaRand Land

Por Marllon Eduardo Gauche em Troally 22.01.2025

Há uma certa aura em torno do termo “cult” na cena artística e cultural. Em linhas gerais, é quando alguma obra é admirada por pessoas e artistas mais “intelectuais”, com uma base de fãs forte e realmente apaixonada pelo trabalho em questão. Também existe um certo senso de pertencimento e a certeza de que ali existe algo realmente diferente do que chega às grandes massas. E é exatamente essa atmosfera que cerca a Deep4Life, selo comandado por DaRand Land, responsável por moldar parte do que foi o movimento do Deep House underground nos anos 90. 

Com produções atemporais e bastante introspectivas, a gravadora se tornou um marco para quem buscava um equilíbrio entre algo mais melódico, mas com apelo para a pista de dança. E DaRand Land, vindo da cena de Buffalo, Nova York, sabia muito bem entregar isso. Ao longo de décadas, ele construiu um legado muito forte e colaborou com labels como a Downbeat, Confluence e especialmente Scissor And Thread, do icônico duo Frank & Tony, dando vida a um grande número de faixas classe A. Trabalhos como o LP Wander Being, lançado no final do ano passado pela Scissor and Thread, é um ótimo exemplo de sua assinatura: grooves encorpados, sintetizadores etéreos e linhas de baixo carregadas de swing, flertando entre o futurismo de Detroit e a sofisticação de Chicago.

Com influências de artistas como o saudoso Mike Huckaby, DaRand Land traduz suas composições em experiências que tocam o corpo e a mente. Seu processo criativo, ancorado em equipamentos analógicos e arranjos minimalistas, revela um respeito quase cerimonial pelos elementos que compõem suas faixas, características que fizeram dele um DJ e produtor muito respeitado dentro do circuito underground — e este mix exclusivo para a edição 390 da Troally mostra o porquê. Camadas sonoras elegantes e atmosféricas se conectam com linhas jazzísticas e floreios melódicos ao longo dos quase 60 minutos, traduzindo a essência de seu DNA musical por completo. Ouça:

A MÚSICA CONECTA 2012 2025