Circulation foi um ponto-chave para o amadurecimento da House Music no Reino Unido, ajudando a moldar o que viria a se tornar o Tech House moderno que envolve as pistas de dança atualmente. Formado no final dos anos 90 por Paul Davis e Matt Jackson, o projeto se destacou pela combinação de gêneros como House, Techno, Disco e Funk, criando uma sonoridade à frente do seu tempo. O duo foi fundamental na construção de uma nova estética, mais técnica e refinada, que cativou uma base de fãs leais e conquistou o apoio de grandes nomes da cena, como Sasha.
Em sete anos de trajetória, a dupla lançou mais de quarenta EPs e dois álbuns, Colours e Colours Two, consolidando sua assinatura sonora na cena eletrônica. Entretanto, em 2005, o projeto sofreu uma pausa, que deixou em aberto o futuro de suas movimentações. Durante esse período, Paul seguiu carreira solo e acumulou outros combos de experiências dentro da música, mas a chama de Circulation nunca se apagou completamente. Após mais de dez anos de hiato, ele decidiu retomar o leme do projeto. Com o lançamento de Recirculate Five, em 2021, Paul Davis trouxe uma nova roupagem à proposta sonora, com linhas mais introspectivas e experimentais, mas ainda muito conectada à essência que tornou Circulation uma referência.
Em fevereiro deste ano, apresentou Flight pela Last Night On Earth, de Sasha, um dos primeiros apoiadores de sua carreira. O EP traz dois momentos marcantes: primeiro com a faixa-título, que se movimenta com a presença de sintetizadores, linhas de baixo densas e um vocal que remete a uma transmissão radiofônica vinda do espaço, arquitetando uma sensação de mistério e introspecção ao ouvinte. Depois, com New Way, que desenvolve uma tensão suave e envolvente, trazendo melodias e vocais que evoluem de forma orgânica, mantendo um groove fluido e construindo uma sensação de contemplação e imersão a quem escuta. Uma jornada emocional ao longo de seus sete minutos.
Um novo EP, intitulado Bad Luck, está previsto para ser lançado em abril deste ano, o que significa que o projeto continua em plena atividade e evolução, demonstrando que, em mais de 25 anos de história, Paul Davis segue contribuindo com a música eletrônica e reafirmando sua relevância. Buscando conhecer as referências de quem também é referência, o convidamos para compartilhar 10 músicas que entram em jogo nos seus sets quando o assunto é pista quente:
Daft Punk – Alive (New Wave Final Mix)
Uma das minhas faixas favoritas do Daft Punk de um EP com quatro faixas da Soma Recs. Toquei muito, nunca deixava a desejar, uma faixa incrível para mim, nunca saiu da minha playlist.
Planetary Assault Systems – Booster [Peacefrog]
Lembro de ter tocado isso no aniversário de 2 anos do Bedrock, do John Digweed, em Londres, ajustado um pouco a velocidade. Isso fez um pedaço do teto literalmente sair. Uma grande fatia de techno funky, no verdadeiro sentido da palavra.
Kylie Minogue – I Believe in You (Skylark Remix)
Perfeito para o começo da noite, mas com uma pegada cativante, um groove hipnótico incrível, linha de baixo maravilhosa, pads lindos. Garantido para colocar a pista de dança em movimento.
Circulation – Swank (Original Mix) – Mango Alley
Minha estreia nesse selo fantástico e uma das minhas faixas pessoais favoritas. Profunda, escura e melancólica, veio com ótimos remixes de Ruben Karapetyan & Hobin Rude.
Gutto Serta – Dual Saw (Original Mix) – Bar 25 Music
Faixa para o peak time, sem rodeios, ótima percussão e uma linha de baixo marcante.
Martijn ten Velden – Dreamcatcher | Plastic Fantastic
Não consigo parar de tocar essa faixa desde que a recebi no começo do ano. Mais uma faixa que vou guardar por um tempo.
Unami – Stank (Original)
Faixa profunda e hipnótica, que toco de vez em quando desde que foi lançada há alguns anos. Não é para pico da festa, mas sempre provoca uma ótima reação depois do drop.
Jimpy – Real DJs (Aubrey Fry Mix) – Rhythm Cult
Aquecimento ou fim de noite, 8 minutos e meio de uma jornada profunda e melódica de techno, absolutamente maravilhosa.
Fauxplay – Unchained (Ranj Kaler’s 2nd Separation Remix) – Music To Die For
Faixa influenciada pelo disco com linha de baixo envolvente e um grande break de piano old school, funciona toda vez.
Circulation – Glitch (Jim Rivers Colour Spectrum Remix)
Meu recente lançamento na Stripped Recordings contou com esse ótimo remix de Jim Rivers, que ainda garante alegria em qualquer pista de dança.