Falar sobre transformação na música eletrônica é, antes de tudo, reconhecer que as mudanças que realmente importam não acontecem de um dia para o outro. Elas são frutos de pequenas escolhas, revisões de comportamento e da capacidade coletiva de aprender com experiências já vividas. É com esse direcionamento que nasce a Transformar é Possível, a nova minissérie do Alataj, que será publicada entre os dias 28 e 30 de outubro, com o propósito de apontar caminhos plausíveis para uma transformação positiva na cena.
Dividida em três episódios, com roteiro assinado por Alan Medeiros e produção criativa por Elena Beatriz, a série busca equilibrar reflexão e pragmatismo partindo de um princípio simples e realista: as transformações possíveis são aquelas que já começaram a acontecer nas pequenas decisões e colaborações. Em vez de se apoiar em idealismos ou promessas inalcançáveis, o projeto busca evidenciar caminhos concretos, práticas, iniciativas e mentalidades que abrem espaço para o debate sobre sustentabilidade, bem-estar, diversidade, corresponsabilidade e novas formas de organização para fazer a cena se movimentar.
A proposta é estimular olhares que projetam o futuro da cena a partir do presente, com base no que já vem sendo experimentado por quem busca formas mais equilibradas de fazer a cultura avançar, a partir de testes e ajustes, que provam que as grandes transformações são apenas resultados de bons processos pautados em continuidade e coerência.