Skip to content
A música conecta

Case | Axis Records

Por Laura Marcon em Case 08.02.2021

Missão difícil no Case de hoje pois o label da vez é um dos mais tradicionais e ao mesmo tempo inovadores do cenário da música eletrônica: Axis Records. Se você não conhece o trabalho dessa gravadora, saiba que ela é comandada por ninguém menos que o grande mago da música eletrônica Jeff Mills e só por isso vale a sua atenção máxima aqui. 

Há quase 30 anos no cenário, a Axis é responsável por lançar a maioria esmagadora das produções de Mills, mas abre espaço em alguns momentos para trabalhos de outros artistas de alto calibre. O label também possui oito sublabels, sendo um deles responsável pela famosa série comandada por Mills chamada Every Dog Has Its Days – que teve no ano passado retornou às atividades depois de 17 anos sem novos lançamentos. Os demais sub selos não possuem grande atividade atualmente.

Sem mais delongas na introdução pois tem muito mais informação no perfil que traçamos, com alguns releases que a gente realmente gosta.

Axis Records

Fundação | 1992

Sede | A história começou em Nova York, mas hoje a gravadora é estabelecida em Chicago, com uma sede também em Miami.

Fundador / Administrador | Jeff “The Wizard” Mills, apenas. O artista precisa de pouca ou nenhuma introdução, pois é simplesmente uma lenda viva. Conhecido também Millsart e também por outros pseudônimos – em trabalho solo ou conjunto – ele é um dos mais proeminentes, influentes e reconhecíveis artistas de toda a história da música eletrônica. 

Considerado um dos pais do Techno, Mills esteve presente nos primeiros movimentos do gênero em Detroit e, desde então, trilhou uma carreira brilhante, sendo até hoje sinônimo de vanguarda, ainda que carregue até hoje o gosto do Techno tradicional de tempos primórdios do estilo.

Perfil Sonoro | Basicamente tudo o que agrade os ouvidos de Jeff Mills, então você já deve imaginar que dali sai apenas preciosidades. É claro que, como a gravadora tem em sua maioria de lançamentos produções do mago, o Techno predomina, mas isso não significa que não tenha espaço para outras sonoridades.

Mantendo o caráter inovador, Mills anunciou no ano passado a expansão do selo para sonoridades como Jazz, música clássica e trilhas sonoras e já iniciou o movimento com lançamentos de trabalhos de artistas como Byron The Aquarius, Jean-Phy Dary (com quem criou o projeto The Paradox), Lil’ John Roberts, Amp Fiedler e Sindata OM.

Principais artistas | Jeff Mills e seus outros projetos, Robert Hood, DVS1, DJ Surgeles, Terrence Dixon, Jonas Kopp, entre outros.

5 releases que adoramos 

Jeff Mills – Changes Of Life

Millsart – Nights Of Africa 

The Paradox – Twilight

Byron The Aquarius – Spirit Of Juju

DVS1 – Alpha-Theta

Bônus

A gente nem coloca essa na lista porque nem vale. O hino do Techno: Jeff Mills – The Bells

Conecte-se com o label | Beatport, Site, Discogs

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024