Britânico em sua natureza, mas com influências que atravessam o velho continente e repercussão que se alastrou por todo o mundo. O UK Garage é um dos afilhados da House Music, e com sua característica rítmica tão peculiar, conquistou milhares de entusiastas ao longo de seus quase trinta anos de história. Conheça algumas curiosidades que trouxemos para você conhecer melhor o estilo.
Por que UK Garage?
O Garage embora tenha se desenvolvido no Reino Unido no início da década de 90, teve seu ritmo inspirado nas raízes do 2Step americano, e seu nome como referência ao lendário clube de Nova York, o Paradise Garage. E claro, o UK fica por conta de seu local de batismo.
Quais suas influências?
UK Garage é um descendente da House Music de Chicago e Nova York, porém, com seu ritmo sincopado e mais acelerado – chamado de 2Step -, o estilo também bebe das influências do Hip-Hop britânico, o que diferencia da vertente americana chamada Speed Garage.
Os pioneiros?
MJ Cole, Tuff Jam, Dream Team, R.I.P Productions, Bump & Flex entravam para os holofotes dos britânicos entre 1995 e 1997, trazendo um groove peculiar que se tornou o fenômeno das pistas da Pure Silk.
E os clássicos?
É impossível falar de UK Garage sem citar algumas pérolas sagradas do estilo que incluem: Gabriel de Roy Davis Jr & Peven Everett, Sincere de MJ Cole, Destiny do DEM 2 e o remix para Much Love do Dream Team, citando algumas para você incluir na sua pesquisa.
A volta do 4×4
Após o estouro da batida sincopada no final dos anos 90, a virada do milênio contou com o retorno do 4×4 dentro da estética Garage. A maior diferença com a era clássica “four on the floor” foi que a velocidade aumentou um pouco mais e o som foi focado em dubs com uma sensação mais irregular, além de cut-ups vocais rítmicos, ao invés daquela explosão de vocais do Soul que brilhavam no House clássico.
Grime
Você sabia que o Grime é considerado o filho mais velho do UK Garage? A evolução do estilo, que floresceu também através dos nomes 8bar ou Sublow, abriu espaço para que os MC’s soltassem suas vozes em cima dos beats. O Grime, então, foi um som de uma nova geração de talentos musicais que descenderam das bases do Garage britânico.
Dubstep
Se o Grime é o filho mais velho, Dubstep é o filho caçula do UK Garage com o Dub. O único subgênero da árvore genealógica UKG que realmente causou um enorme impacto no cenário mainstream, veio em 2002, como uma alternativa underground ao Garage que já era tido como comercial. Com potentes linhas de bass e batidas com quebras de impacto, as referências ao UKG são nítidas, mas ao mesmo tempo completamente reinterpretadas.
A música conecta.