O ano de 2022 tem sido extremamente prolífico para o brasileiro Apoena, que encontra-se agora, radicado em Berlim. DJ e produtor já de ampla bagagem no cenário nacional, o artista coleciona uma série de lançamentos em vinil, suportes de lendas como Laurent Garnier, Agoria, Luke Hess e Delano Smith, bem como ótimos releases que saíram neste ano pela gravadora inglesa Freerange e pela norte-americana Nite Grooves – ambas fundadas nos anos 90, cujos catálogos contam com assinaturas de Kerri Chandler, Dennis Ferrer, Jimpster e Mood II Swing.
Agora, integrando o catálogo de sua própria gravadora Allnite Music, Apoena apresenta o EP Oceanos Extintos, com quatro faixas que ilustram o laço comum entre os universos do House e do Techno. Eu Lembro, Trabalho Braçal, Fósseis e a própria Oceanos Extintos, se conectam através das sonoridades analógicas, e de insights criativos que são apresentados pelo próprio Apoena a seguir:
Eu Lembro | A track Eu Lembro evidencia a temática central do disco que é a referência ao dub. O dub em música eletrônica é talvez a mais forte característica do House/Techno alemão pra os DJs da minha geração, que lembram da emblemática gravadora Basic Channel/Maurizio, que surge como uma resposta ao Detroit Techno nos anos 90. O nome da faixa vem disso, de lembrar desse processo e ainda apreciá-lo. O disco aparece no tradicional Deutsche Club chart esse mês, o que sinaliza pra mim que vários DJs alemães veteranos entenderam a mensagem.
Trabalho Braçal | A faixa Trabalho Braçal eu fiz logo após retornar pra casa de um trabalho que fiz como cuidador de um paciente com severa deficiência física. Me tornei amigo do paciente, que é uma grande pessoa, e ele me presenteou com um sintetizador analógico que usei ao fazer esse disco. Dei esse nome à track pois eu ainda sentia um pouco de dor nas costas fruto daquele trabalho [risos].
Fósseis (feat. Zenta Skai) | A última track, Fósseis, é como uma bônus track pois fiz no estúdio de um amigo em parceria com ele. É um estúdio especial 100% analógico, sem nenhum processo em software (nem para a gravação). Foi um aprendizado incrível gravar a track ao vivo a 4 mãos em diversos equipamentos, gravada direto em fita. O nome faz menção ao meu gosto pela paleontologia, que inspira também a faixa título e a arte gráfica do disco.
A música conecta.