Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | Cortez – Burn Batucada [MOTIVE Recs]

Por Caio Stanccione em Faixa a faixa 29.09.2021

Se você for produtor musical, temos plena certeza de que você não ouve música somente. Seu cérebro, além de desfrutar das ondas sonoras que estão chegando até ele, automaticamente começa um processo de desconstrução musical, observando todos os movimentos que tal peça tem. Caso você não seja produtor musical, agora ao menos você tem uma breve noção de como funciona a cabeça de um. 

Com Cortez, experiente DJ paulista que hoje se encontra radicado no Japão, não é diferente. Seus lançamentos através de gravadoras como Abstract Channel e Warung Recordings  – mostram como sua percepção musical adquirida em cima dos decks o influencia – desde que passou a também produzir de forma mais intensa durante o período pandêmico. 

Para entendermos como é o processo criativo de Cortez, convidamos o DJ e produtor musical a nos contar como foi a construção do seu novo trabalho lançado, o EP Burn Batucada, assinado pela Motive Records, gravadora australiana que é a primeira internacional a receber um EP seu. 

Burn Batucada | Mais uma vez é um prazer enorme estar aqui com vocês e poder compartilhar sobre esses dois trabalhos que me enchem de orgulho!

A Burn Batucada, quando iniciei o projeto, estava indo para um lado muito mais para o Tech House, eu ainda não havia encontrado o vocal perfeito e estava trabalhando a percussão. Mas quando ouvi esse vocal, foi amor no primeiro play. Comprei na hora e a partir desse ponto senti que o vocal tinha um swing e imaginei uma bateria de escola de samba e essa mulher arrebentando. Mas como eu iria fazer isso?

Fiquei semanas pesquisando e montando o grupo de percussão, adicionei Tamborim, Repinique, Reco Reco, Treme Terra, Caixa e outros elementos que fizeram a Perc ficar grande. Foi um trabalho cuidadoso para deixar cada instrumento no seu devido lugar!

Como na maioria das minhas faixas, adoro instrumentos orgânicos e tentei criar o bass para soar bem natural . O piano foi uma viagem e no início ele seria um dos elementos principais, mas virou um elemento de base – mas bem importante.

A masterização dessa track foi feita pelo meu grande amigo e mentor Rodrigo Coimbra. Ele tem uma experiência incrível, foi indicado ao Grammy Latino e tem muita experiência com Escolas de Samba por trabalhar com a Dragões da Real, de São Paulo. O resultado é uma track que não te deixa ficar parado, rica na cultura musical brasileira e que traz uma experiência muito boa para o ouvinte!

It Not Mind | Essa música é muito interessante, um Tech House clássico com a identidade do Cortez. Como sempre não consigo fazer um som muito reto, juro que tentei, mas meu sangue afrodescendente não deixa [risos]! A Perc tem um swing repleto de perguntas e respostas e trabalhei bem os timbres da 909.

No início do projeto o vocal não seria muito utilizado; ia usar pedaços curtos como no Tech House clássico. Mas não me aguentei quando fiz a base do primeiro break, foi impossível segurar a mão! A volta de cada break é um momento especial com um groove gostoso e como soa bem no sistema de som!!!

A energia dessa track é maravilhosa e cada break dá vontade de fechar os olhos e aproveitar o momento até a chegada de cada Drop!

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024