Faixa a faixa

Faixa a Faixa | Felipe Novaes, D-Nox – Space Talk [Sprout]

Felipe Novaes fez parte da geração que teve sua curiosidade despertada na música eletrônica através do Trance. DJ há doze anos e produtor há cinco, ele carrega em seu background nomes como Robert Babicz, Sasha, D-Nox, Andre Sobota, John Digweed, Guy J. Além disso, possui algumas conquistas de alto calibre para todo artista brasileiro: já conquistou as charts do Beatport, #1 e #4 no Hype Progressive House, mas também já deu as caras em outras posições também ao longo dos lançamentos. 

Ah, e não poderíamos deixar de citar os suportes de mestres como Hernan Cattaneo, Nick Warren, Above & Beyond, D-Nox e Patrice Baumel. Seu mais recente lançamento é assinado pela Sprout, de D-Nox, onde Felipe construiu um ótimo relacionamento e uma constância de releases. Space Talk é uma collab com o label head e com um remix de Cid Inc e representa perfeitamente o trabalho que o brasileiro tem entregue. 

Aliás, este lançamento será o primeiro de dois, antes de Felipe dar vida ao seu álbum de estreia em fevereiro de 2022 pelo selo. Confira os detalhes de Space Talk no Faixa a Faixa de hoje!

Space Talk (Original Mix) | O processo da música foi construído primeiramente em conversas com o D-Nox. Quando recebi a track e escutei pela primeira vez, percebi o potencial que havia ali dentro. A estrutura percussiva e os vocais chops foram o que mais me chamou a atenção.

A primeira coisa que me veio à cabeça foi usar os vocais fazendo glitches e técnicas de sound design para ir construindo uma base de layers comunicativa, sendo essas ideias  todas provenientes de algum elemento que já havia na original, então, naturalmente, a ideia do tema foi chegando. 

Gosto muito de fazer sound design e layerings, nesse caso do vocal, tenho a deia de que, quando se controla esse randomismo com um certo direcionamento, as ideias vão fluindo melhor. Sempre vou buscando partir de um tema sólido, pois vai me guiando na faixa e refletindo em novas ideias, como se fosse um guia que aflora a minha criatividade e me permite criar novos elementos a partir dos elementos centrais.

O arpeggio vai ditando o caminho da música, enquanto as ambiências se movem ao fundo trazendo um ar de espacialidade para a faixa juntamente com os layers dela. Embora tenha alguns equipamentos analogicos, ainda sim, alguns plug-ins me fascinam, dentre eles o z3ta, o qual escolhi pra fazer os arppegios.

O processo de mix foi bem longo. O fato do projeto ter ficado muito grande foi deixando o trabalho mais difícil, é como se a música não tivesse espaço suficiente pra quantidade de coisa que tinha ali, mas no final, fomos evidenciando o que era estrutura e o que não era, criando assim profundidade na mix. Fui trabalhando com carinho os elementos um a um e trocando experiências com D-Nox até a gente chegar no resultado final.

Cid Inc Remix | O remix de Cid Inc criou uma nova perspectiva para a música, fugindo um pouco daquele cosmos melódico e seguindo uma estrutura mais minimalista. A track conta com um groove sólido, arpeggio extremamente bem colocado, definindo o andamento, além de uma progressão objetiva permitindo que a música percorra de uma maneira bastante fluida. Mais uma vez um grande trabalho de Cid Inc.

A música conecta.