Faixa a Faixa | Supernova – My Vision EP [8Bit Records]

Acreditamos nesta regra: trabalhe duro, duro, duro com um sorriso no rosto, sempre tentando fazer algo melhor do que no dia anterior. A dupla italiana Supernova leva essa regra muito a sério há quase 20 anos, alcançando reconhecimento invejável por sua musicalidade e criatividade ao longo da carreira. E não era pra menos. Emiliano Nencioni e Giacomo Godi são músicos clássicos por formação que lhe garantiram habilidades técnicas e conhecimento teórico que lhes deram todas as possibilidades no momento da produção.

O desfecho não poderia ser outro senão uma carreira cheia de sucessos, incluindo um lançamento de álbum com a Sony BMG, parceria intensa com a gigante Defected Records, hits em diversas gravadoras como Get Physical Music, Kling Klong, Stereo Productions, Toolroom, Noir Music, além de colaborações com lendas da música como Kerri Chandler, Frankie Knuckles, Kevin Saunderson, para citar apenas alguns, e o comando do seu próprio label, Lapsus Music, considerado um dos projetos mais interessantes do cenário underground mundial de gravadoras independentes, com o apoio de muitos grandes nomes do mundo todo.

Agora, eles lançam seu EP My Vision na 8Bit Records, label de Nick Curly e Gorge, que é composto de duas faixas. Eles contaram para o Alataj todo o processo criativo das tracks a seguir:

Supernova

My Vision feat. Medusa | Tudo começou com a construção de uma forte batida de house crua. Uma vez que fizemos a batida mais completa com um kick potente e um sub-baixo sólido, sentimos que precisaria de algum tipo de coisa “épica” na música. Começamos a trabalhar em torno de uma stab de house e criamos um padrão rítmico que se encaixava perfeitamente no groove. Foi legal, mas não o suficiente “épico” como procurávamos, por isso descobrimos uma biblioteca de cordas muito legal na Kontakt para criar uma arranjo de cordas completo em torno do padrão de stabs. Essa foi a chave das partes musicais da track para nós. Então trabalhamos no arranjo em torno desse padrão de cordas de house.

Naquele momento, tínhamos uma track muito boa, mas ainda estávamos sentindo que poderia ter sido bem melhor! Algumas semanas antes mesmo de começar a faixa, tivemos uma ótima sessão com o vocalista/cantor Fay Barton aka Medusa em nosso estúdio em Florença. Em dois dias, gravamos quase 9 ideias de vocais diferentes e uma delas foi uma acappella falada com algumas letras muito legais. Tentamos colocá-lo na batida e o clima era perfeito, exatamente o que estávamos precisando para a track. Começamos a organizar os vocais e sentimos que a palavra “My Vision” era o corte certo para usar como um gancho para a faixa.

Terminamos, fizemos alguns testes nos nas pistas de dança e aqui estamos. Uma vez que enviamos para Nick Curly e Gorge, eles adoraram desde a primeira vez que escutaram e assinaram imediatamente na 8Bit Records.

Deep Side Of Things | Como o título diz, nesta faixa queríamos mostrar nosso lado mais profundo e mais minimalista de produção. Tínhamos um padrão de batida e grave mais profundo, que funcionava muito bem, e encaixamos com um stab filtrado com uma pegada bem deep. Um swing groovado com pequenos hit hats e um clap meio sujo. Um groove muito bom. Tudo estava indo bem, mas estávamos procurando por um elemento que pudesse se destacar da pista. É por isso que começamos a trabalhar em um stab com algum filtro ressonante e o plug-in “Native” do Instrumento. O stab se tornou como uma espécie de sample de guitarra conduzida por uma ressonância e trabalhamos ele durante todo o arranjo que entrava e saía com o fx.

Por último, mas não menos importante, para criar alguma tensão harmônica antes do break, usamos nosso sintetizador analógico OB6 para gravar um pad polifônico que colocamos antes que o kick entre novamente.

A música conecta.