Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | ZYNK – Affecting Me [Namata Records]

Desempenhando um importante papel tanto na expansão quanto manutenção das linhas mais minimalistas e sonoridades contemporâneas da música eletrônica, a Namata Records, de Gabriel Evoke, acaba de trazer mais um nome estreante para seu catálogo, ZYNK, em seu EP Affecting Me. Diretamente de Londres, o produtor segue pavimentando seu caminho dentro do Minimal House, com lançamentos de sucesso em gravadoras como Resonance, likeminded, TBX e Ball Park

Nas duas faixas para gravadora brasileira, o ritmo acelerado dita as regras em seus 130 BPMs perceptíveis, com camadas superiores limpas e elegantes, repletas de interação. Atenção redobrada aos detalhes sonoros e visuais, que fazem toda a diferença quando o assunto é estética por aqui. Por isso, nada melhor do que coletar diretamente na fonte os detalhes que tornam esse EP tão potente. Então senhoras e senhores, ZYNK:

Affecting Me | A ideia por trás dessa faixa era ter uma linha de baixo que fosse o hook, na verdade, foi planejada para ser mais dinâmica e pensada para a pista, e acabou sendo uma faixa mais descontraída! Às vezes você apenas tem que seguir o fluxo com o que quer que esteja saindo no estúdio naquele dia! Eu fiz a faixa no ano passado e a revisitei este ano para o lançamento. Ao fazer isso, decidi usar uma sensação “Gritty” old school para a bateria e o mood geral da faixa, então recuei na bateria e adicionei novas com uma Yamaha RM1X recentemente comprada, que tem uma bateria ótima para chegar nessa vibe old school, com algum processamento através de plugins como Decimort e Devilloc. 

O som do bassline é do Subboom bass, o clássico preset do SH-101, com algum processamento suave com o Decapitator para adicionar saturação. As notas do bassline vieram depois de muita tentativa e erro! Os vocais encontrei num aplicativo de samples e se encaixou no groove e na identidade da track. Outro elemento-chave são as texturas, eu realmente acredito que adicionar um ambiente sutil por trás pode adicionar muito a uma faixa! As facadas e acordes, alguns eram samples e outros de plug-ins. 

Em suma, essa faixa acabou de ficar pronta no estúdio, pois muitas faixas acontecem sem pensar muito no resultado. No geral fiquei bastante feliz, sinto que estou me aproximando do som que deseja alcançar. Agora estou fazendo música em tempo integral, gastando todo o meu tempo aprendendo, criando e mixando faixas. Tenho muito a aprender e sei onde quero estar!

By All Means | Essa foi feita no ano passado, mais uma vez entrando em estúdio sem nenhum plano real! Eu queria fazer uma linha de base com o 303, experimentando novas ideias e sons. Encontrei a amostra vocal no Splice, achei legal e simplesmente rolei com ela! A faixa acabou sendo uma faixa divertida e do tipo vibes felizes que é bem diferente da minha norma.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025