É sempre interessante discorrer sobre uma faixa que te marcou de forma especial, e a de hoje está entre aquelas que me renderam um dos momentos mais marcantes até aqui. Quando eu ouvi essa faixa pela primeira vez, foi em um momento de transição da minha vida. Era meu aniversário em uma festa do Barba, Cabelo & Bigode, no Club Vibe. Eu estava um pouco tristonha, quando uma amiga me deu um remedinho para ficar um pouco mais feliz – um detalhe aqui: foi o meu primeiro remedinho, ingressei nessa experiência já mais “tardiamente”.
Comecei a sentir a noite de uma forma especial após alguns minutos, a sensibilidade já estava à flor da pele, e de repente lá no fundo eu ouvi o convidado da noite afinar uma flauta transversal para começar tocar. Lá estava ele, L_cio pronto para comandar o pistão mais quente da capital paranaense. Com um set impecável, L_cio de certa forma também comandava minha experiência com o tal fármaco e já estava me sentindo num verdadeiro parque de diversões, quando de repente veio o auge de tudo: uma versão completamente inusitada da clássica Construção do Chico Buarque.
+++ Vitrola Review | Chico Buarque – Construção
Aquela ainda era a primeira versão do rework, parceria de L_cio com sua ex-companheira K_ri, e já exalava uma performance fenomenal de uma música que já era icônica na história da MPB, trazendo a poesia do manifesto do trabalhador entre críticas sociais e estrofes enigmáticas dentro da força rítmica da música eletrônica.
A natureza da música original foi preservada, incluindo a poesia integral, o crescimento progressivo do instrumental, e principalmente sua essência crítica que foi traduzida de forma exuberante através da sensibilidade de L_cio e K_ri. A collab trouxe para Construção, um desenho percussivo singelo e ao mesmo tempo potente, na dose certa para levar a pista de dança ao delírio.
Sem atravessar o íntimo original da obra, a nova leitura preserva seu balanço primordial, conduzindo um groove que mais parece ser extraído da própria mente de Chico Buarque, que, ao meu ver, se o próprio fosse realizar uma versão de pista de sua própria música seria exatamente como a de L_cio e K_ri.
“A ideia de fazer uma versão/edit da obra Construção do Chico Buarque foi da minha ex- companheira Karine (K_ri). Foi ela quem me incentivou e acabei usando a obra original filtrada, warpada e inseri bassline, kick, percussão/synth para dar impulso a música original. Quando surgiu a possibilidade de lançá-la pelo DOC Records, com aprovação do próprio Chico, Gui e eu refizemos algumas partes do edit e acabamos fazendo também uma versão ‘Desconstructed”, explica L_cio.
Em 2017, com o remix oficial em mãos, a dupla lançou a faixa pela D.O.C, gravadora de Gui Boratto, e mais a versão Desconstructed – em collab com o label boss – que ganhava a atenção do público, dessa vez um pouco mais densa e inteiramente instrumental. O edit se tornou uma das faixas mais clássicas da carreira de L_cio por um bom tempo. Os anos se passam, mas a versão não perde sua relevância nas mais diversas pistas de dança.
Guardo essa faixa com muito carinho nas minhas memórias musicais. Desde aquela noite no Club Vibe, a minha visão de mundo não foi mais a mesma. Desisti do doutorado, da minha carreira como economista, e me entreguei de cabeça ao universo da música. A versão de Construção produzida por L_cio e K_ri foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida, e que de certa forma conduziu o meu destino para que hoje eu estivesse aqui, escrevendo esse texto hoje.
A música conecta.