O segundo álbum de Fatboy Slim, You’ve Come a Long Way Baby, surgiu no horizonte musical de 1998 e lançou o produtor britânico nos holofotes globais. Lançado pela Skint Records, o álbum não apenas deixou uma marca inapagável na música eletrônica, mas também constituiu um momento de redefinição da cultura pelas próximas gerações. No centro deste álbum está a icônica Praise You, o terceiro single do álbum.
Com sua batida envolvente e sample vocal cativante, a faixa se destacou como um hino da música eletrônica e transcendeu os limites do gênero. Antes de explicar o que tornou Praise You tão impactante, é realmente necessário elucidar o contexto musical da época. Durante os anos 90 o big beat foi dominante no Reino Unido, influenciando produtores e projetos como The Prodigy, The Chemical Brothers e claro, o próprio Fatboy Slim. O gênero foi definido em torno de batidas pesadas de bateria, samples de breakbeat, sintetizadores e linhas de baixo distorcidas e diversos efeitos sonoros.
Mas o que tornou Praise You tão icônica foi sem dúvidas a combinação brilhante de elementos do big beat com uma abordagem mais próxima ao pop, algo que automaticamente tornou a faixa mais acessível a um público amplo e diversificado. O videoclipe da música também desempenhou um papel crucial em sua jornada rumo ao topo das paradas. Dirigido por Spike Jonze, o clipe foi filmado em um shopping em Los Angeles no estilo guerrilha (ou seja, sem autorização) e mostra um grupo de dança fazendo um flash mob e Fatboy Slim se junta ao grupo. A simplicidade e autenticidade desse vídeo o tornaram viral muito antes da era das redes sociais, mostrando como uma ideia criativa e não convencional pode funcionar muito bem!
E se engana quem pensa que Praise You se limitou apenas à cena da música eletrônica. A faixa foi destaque em diversas campanhas publicitárias, programas de televisão, filmes, séries, ganhou novas interpretações e ampliou ainda mais o alcance e reconhecimento do produtor britânico. Na verdade, não só a faixa, mas o álbum You’ve Come a Long Way Baby marcou uma geração de clubbers e amantes da música. A energia, a irreverência e a ousadia deste álbum pavimentaram o caminho para uma era em que DJs e produtores de música eletrônica ainda não entravam no hall das estrelas da indústria fonográfica — algo que Norman Cook mudou permanentemente.
“Não seja bobo, não são os Beatles… é só um DJ”, brinca uma cidadã ao ver Fatboy Slim cercado por uma multidão durante sua memorável apresentação no Big Beach Boutique II, em Brighton Beach em 2002. A fama que Fatboy Slim alcançou foi realmente fora da curva à época, algo fundamental para chancelar o britânico como “o maior produto que a dance music originou”, — impressionante, né? São vários os motivos que o levam a esse título, mas rodar o mundo se apresentando é só um minimo detalhe. Isso porque ele ocupou lugares que a música eletrônica ainda não havia chegado: de uma edição do festival Woodstock ao encerramento das Olimpíadas de Londres. E certamente Praise You e o álbum You’ve Come a Long Way Baby foram fundamentais para isso.
Inclusive, em celebração ao aniversário de prata deste lançamento icônico, a Skint Records lançou uma edição remasterizada em LP duplo e capa em gatefold. O lançamento foi dia 14 deste mês com vendas disponíveis através do site do próprio Fatboy Slim, mas infelizmente já está esgotado. Ou seja, um lançamento que foi e permanece icônico…
Conecte-se com Fatboy Slim: Beatport | Instagram | Site | SoundCloud | Spotify | YouTube
A música conecta.