Skip to content
A música conecta

Iconic | Kate Bush – Running Up That Hill [Noble & Brite]

Por Ágatha Prado em Iconic 30.06.2022

Como uma faixa, após 37 anos de lançamento, pode retornar com força total ou superior, ao seu sucesso inicial? Bom, isso é sinal de que a canção é uma forte candidata ao patamar de Iconic. E em se tratando da faixa de hoje, o cargo de icônica lhe cai perfeitamente, já que é a prova viva de que uma repercussão pode ser tão atemporal, como imortal. 

Se você vem acompanhando o sucesso estrondoso de Stranger Things – que inclusive lançará a segunda parte da 4ª temporada amanhã (01) – sabe muito bem que a série escolhe a dedo as faixas que vão trilhar os momentos especiais de suas temporadas. E nesta última, um clássico de Kate Bush ressurge com toda intensidade, trilhando um dos episódios mais emocionantes da série, e fazendo com que Running Up That Hill voltasse aos topo dos charts após quase quatro décadas do lançamento.

Assim como o TikTok e demais redes sociais, filmes e séries também têm o grande poder de resgatar clássicos musicais, e revelá-los através de perspectivas diferentes de outras gerações. E casos como Running Up That Hill tem sido cada vez mais típicos dentro da indústria musical, onde a faixa reaparece encantando um novo público, expandindo sua base de admiradores, e muitas vezes, também chamando a atenção para outras pérolas da discografia do artista. 

A música foi lançada em 1985, através do quinto álbum de estúdio de Kate Bush, Hounds of Love. O trabalho já veio em um momento de auge de Kate, que já desfrutava do sucesso de seu primeiro compacto, Wuthering Highs – que até Stranger Things, era um dos maiores sucessos da cantora até aqui. Com sua voz de soprano e sua postura performática nos palcos, não foi difícil para Kate encantar o público americano e europeu, sobretudo, com o amplo apoio de nomes fortes da música como David Gilmour

Com o furor do New Wave que tomava conta das tendências musicais na década de 80, Running Up That Hill vem abraçada em perfeita sintonia com a profundidade do estilo. Timbres desenhados através do clássico Fairlight CMI, drum machine da LinnDrum programada por Del Palmer, com ambientações de reverb que ampliavam o espectro das batidas, e claro, uma letra tão profunda quanto transcendental.

Após seu lançamento original em 1985, Running Up That Hill alcançou o número três no UK Singles Chart e o número 30 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, e foi o primeiro hit Top 40 de Bush. Porém a própria Kate não esperava que o verdadeiro “boom” viria algumas décadas depois, graças à trama dirigida pelos The Duffer Brothers: “É tudo tão emocionante! Desde o último post, ‘Running Up That Hill’ chegou ao primeiro lugar na Noruega e na Áustria. Esta é uma ótima notícia e acabamos de ouvir hoje que subiu do 8º para o 4º lugar nos Estados Unidos.A faixa está sendo respondida de muitas maneiras positivas. Eu nunca experimentei algo assim antes! Eu só quero dizer um grande obrigado a todos nos EUA que apoiaram a música. É a primeira vez que tenho um single top 10 por lá e agora está no top 5! Muito obrigado novamente aos Duffer Brothers. Graças à última e extraordinária temporada de ‘Stranger Things’, a música está sendo descoberta por um público totalmente novo “, declarou Kate nas últimas semanas. 

Segundo o Music Business Worldwide, em somente uma semana, Running Up That Hill teve 57 milhões de streamings no Spotify, o que pode ter rendido à cantora um rendimento equivalente a 1 milhão de reais em sete dias. E o que pode explicar isso? Bom, pode ter sido o poder atemporal da música, a escolha pontual do diretor, a trama da série, o contexto da indústria musical atual, o momento do público, ou melhor, um conjunto de todos esses fatores ao mesmo tempo, que tornou Running Up That Hill ainda mais icônica.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024